COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Sob encomenda ou Sobre encomenda?

Sob encomenda ou Sobre encomenda?

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Atualizado em 16 de setembro de 2022 11:24

O leitor Eduardo Marcilio da Silva envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Caro professor, minha dúvida é em relação sobre o uso da preposição 'sob' e/ou do substantivo masculino 'sobre' quando anteposto ao substantivo feminino 'encomenda'. Qual forma está correta? Ex: 1 - 'Os uniformes foram confeccionados sob encomenda.'; 2 - 'Os ternos foram confeccionados sobre encomenda.' De antemão agradeço o esclarecimento."

Envie sua dúvida


1) Um leitor indaga qual a forma correta: "Os uniformes foram confeccionados sob encomenda" ou "Os ternos foram confeccionados sobre encomenda"?

2) Para o que aqui se discute, é de se ver que a preposição sob tem o sentido físico de debaixo de (como em sob a mesa) e também o sentido intangível de subordinação, de dependência (como em sob o aspecto, sob condição de, sob pena de, sob o domínio de, sob a direção de, sob o governo de, sob forma de e sob medida).

3) Já a preposição sobre exprime a ideia geral de em cima de, e também pode apresentar o significado de a respeito de (sobre política), com garantia de (empréstimo sobre hipoteca)...

4) Diversos exemplos - e corretos - podem ser trazidos para exemplificar a acepção do circunlóquio da consulta: a) "Restaurantes oferecem ceia de Natal sob encomenda"; b) "Já existem pessoas, na internet, que oferecem monografias e trabalhos sob encomenda"; c) "Nossa pontualidade é total em nossos trabalhos sob encomenda"; d) "Aquele compositor faz músicas sob encomenda no Natal"; e) "A produção sob encomenda é desenvolvida para um cliente específico".

5) Uma análise da própria significação mostra, sem grandes dificuldades, que se deve dizer sob encomenda, e não sobre encomenda, de modo que as formas corretas dos exemplos trazidos são as seguintes: a) "Os uniformes foram confeccionados sob encomenda"; b) "Os ternos foram confeccionados sob encomenda".