sexta-feira, 16 de abril de 2021

COLUNAS

Publicidade

Inexigir - Existe?

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

A leitora Fernanda Mello envia a seguinte mensagem ao autor de Gramatigalhas:

"Caro dr. José Maria, sempre leio 'inexigir tal coisa' e fico em dúvida se a palavra 'inexigir' existe. Também tenho dúvidas sobre palavras como imerecer, impagar, inaplicar, induvidar."

Envie sua dúvida


1) O prefixo in é de origem latina e tem valor negativo, servindo para dar causa a derivação nominal.

2) Em outras palavras, pode servir para criar neologismos, por via erudita, desde que estes sejam advérbios, adjetivos ou substantivos, derivados de outros nomes já existentes. Exs.: imerecido, impagável, inaplicável, induvidoso, inexigido.

3) Por se tratar de prefixo nominal, porém, não se presta, por via de regra, à criação de novos verbos pelo processo já referido, motivo por que são errôneos vocábulos como imerecer, impagar, inaplicar, induvidar, inexigir.

4) Excepcionalmente, aparecem alguns verbos com o prefixo in tendo valor negativo, como imortalizar, impronunciar, incapacitar, inutilizar, dentre outros que se discriminam nos dicionários; tal elenco, porém, deve ser mantido como rol de exceções, não se prestando ao estabelecimento de nova regra para formação de palavras.

5) Para que não remanesça dúvida alguma, inexigir é vocábulo não registrado pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, órgão incumbido oficialmente de determinar a existência dos vocábulos em nosso idioma, além de sua grafia oficial, o que significa que seu emprego não está oficialmente autorizado entre nós.

Atualizado em: 10/9/2014 07:21

Publicidade