quinta-feira, 26 de maio de 2022

COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Músico e Música?

Músico e Música?

quarta-feira, 30 de março de 2016

O leitor Abílio Neto envia a seguinte dúvida ao Gramatigalhas: 

"Prezados do Migalhas: Se acaso for possível, gostaria que o Dr. José Maria me tirasse esta dúvida: quando o homem é músico profissional se diz (sem problemas) que é músico. E quando o músico é uma mulher? Posso chamá-la de música? Grato!"

Envie sua dúvida


1) Um leitor indaga qual se a mulher que é profissional da Música, em contraposição ao músico, se chama música.

2) Vale lembrar, num primeiro aspecto, que há, em português, substantivos que têm uma forma definida e específica para o masculino e outra para o feminino: o operário, a operária.

3) Num segundo aspecto, há os chamados comuns de dois, ou comuns de dois gêneros, que têm uma só forma para o masculino e para o feminino, e a distinção se faz pelo artigo que o precede ou por outro determinativo acompanhante: o artista, a artista.

4) Num terceiro aspecto, há o epiceno, que é o substantivo de um só gênero, e a distinção se faz pelo acréscimo dos adjetivos macho e fêmeo: cobra macha, jacaré fêmeo.

5) Por fim, lembre-se o sobrecomum, que é o substantivo de um só gênero, relativo a seres de ambos os sexos, sem variação de forma e sem distinção por artigo ou por acréscimo de determinativo acompanhante: o bebê, a criança, o indivíduo, a pessoa, a testemunha, a vítima.

6) Respondendo diretamente à indagação do leitor: a) músico é um substantivo normal, que tem masculino e feminino; b) pertence, assim, à primeira categoria referida no início desta explanação; c) desse modo, não se há de considerar com estranheza seu regular emprego. Exs.: i) "Villa Lobos era um músico de categoria ímpar" (correto); (ii) "Chiquinha Gonzaga era uma música de categoria ímpar" (correto).

Atualizado em: 30/3/2016 08:10