terça-feira, 3 de agosto de 2021

COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Rigorismo - Existe? E rigorosismo?

Rigorismo - Existe? E rigorosismo?

quarta-feira, 15 de junho de 2016

O leitor Paulo Rubens Carvalho Marques envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Professor, é correto falar em 'rigorismo'? Por uma questão de eufonia, opto por 'rigorosismo'. Há prejuízo? Grato."

Envie sua dúvida


1) Um leitor indaga se é correto falar a palavra rigorismo. Diz ele optar por rigorosismo, por questão de eufonia. E quer saber se há prejuízo no emprego de uma ou de outra.

2) Ora, em raciocínio que sempre é bom repetir, até para formar no leitor um hábito mais do que salutar, lembra-se que, quando se quer saber se uma palavra existe ou não em português, deve-se tomar por premissa o fato de que a autoridade para listar oficialmente os vocábulos pertencentes ao nosso idioma é a Academia Brasileira de Letras.

3) E essa autoridade, a ABL a exerce por via da edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.1

4) Uma simples consulta ao VOLP mostra dois aspectos de extrema importância para resposta ao leitor: a) o vocábulo rigorismo encontra-se ali normalmente registrado; b) já rigorosismo, não.2

5) Em tais circunstâncias, a forçosa conclusão que se há de extrair é que a palavra rigorismo existe perfeitamente em português, e seu emprego está normalmente autorizado ao usuário do idioma.

6) Por outro lado, há uma segunda e reversa conclusão a ser tirada desse raciocínio: o vocábulo rigorosismo não existe no vernáculo, e não se autoriza seu uso na fala e na escrita que devam submeter-se aos ditames da norma culta.

7) Anota-se, por fim, que, se ao leitor repugna, por afronta à eufonia, a forma rigorismo, o VOLP registra um outro sinônimo que pode ser empregado em tais circunstâncias: rigorosidade.

_______________

1 Em algumas épocas, a ABL põe o VOLP à disposição do leitor on-line; em outras, a disponibilização ocorre apenas por edição de livro específico com tal função.

2 Academia Brasileira de Letras. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. 5. ed. São Paulo: Global Editora Distribuidora Ltda., 2009, p. 723.

Atualizado em: 15/6/2016 08:26