COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Alface - O ou a?

Alface - O ou a?

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Atualizado em 3 de outubro de 2022 13:07

A leitora Selma da Silva envia a seguinte mensagem para a seção Gramatigalhas:

"Tenho ouvido, em restaurantes, pessoas pedindo o alface, em vez de a alface. Como tem sido muito comum, até eu fiquei na dúvida: o certo é o alface ou a alface? Obrigada."

Envie sua dúvida


1) Uma leitora afirma que tem ouvido, com certa frequência, em restaurantes, pessoas pedindo o alface em vez de a alface. Como até ela ficou na dúvida, pergunta se o correto é dizer e escrever o alface ou a alface.

2) Ora, sempre é bom lembrar - até para criar no leitor o hábito de um salutar raciocínio que se repete - que, quando se quer saber se uma palavra existe ou não em português, ou mesmo qual é seu gênero, grafia e/ou pronúncia, ou qual o seu plural quando foge à normalidade, deve-se tomar por premissa o fato de que a autoridade para listar oficialmente os vocábulos pertencentes ao nosso idioma e para definir-lhes as demais peculiaridades e circunstâncias, é a Academia Brasileira de Letras.

3) E essa autoridade, a ABL a exerce por via da edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.1

4) Uma simples consulta ao VOLP mostra que alface é palavra pertencente ao gênero feminino (a alface, e não o alface).2

5) Assim, em reposta à leitora, confiram-se os seguintes exemplos, com a indicação de sua correção ou erronia entre parênteses: a) "Ele pediu um alface com tomate" (errado); b) "Ele pediu uma alface com tomate" (correto).

______________

1 Em algumas épocas, a ABL põe o VOLP à disposição do leitor on-line; em outras, a disponibilização ocorre apenas por edição de livro específico com tal função.

2 Academia Brasileira de Letras. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. 5. ed. São Paulo: Global Editora Distribuidora Ltda., 2009, p. 37.