COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Iniciar ou Iniciar-se?

Iniciar ou Iniciar-se?

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Atualizado em 3 de janeiro de 2023 10:14

O leitor José da Silva Nava Júnior envia a seguinte mensagem para a seção Gramatigalhas:

 "Professor, qual a forma correta: 'O trabalho iniciou em 23 de março de 2009', ou 'O trabalho se iniciou em 23 de março de 2009'? Obrigado."

Envie sua dúvida


1) Um leitor pergunta qual a forma correta: a) "O trabalho iniciou em 23 de março de 2009"; b) "O trabalho se iniciou em 23 de março de 2009".

2) Ora, dentre os diversos significados e construções com o verbo iniciar, o que está efetivamente sob análise é aquele em que o seu sujeito (no caso, o trabalho) é que tem um começo.

3) Com essas características, Francisco Fernandes (1971, p. 385) preconiza que deve ser ele construído em forma pronominal, ou seja, acompanhado do se, e traz em abono exemplos de abalizados autores de nosso idioma: a) "... iniciando-se o povoamento do país..." (Euclides da Cunha); b) "Pinto Monteiro... iniciou-se na maçonaria em 1830..." (Camilo Castelo Branco).

4) Já Celso Pedro Luft, constatando usos outros por autores mais recentes da língua, defende ambas as possibilidades: de construção como intransitivo ou sem o pronome se. E exemplifica: a) "O curso inicia na próxima segunda-feira" (correto); b) "O curso se inicia na próxima segunda-feira" (correto).

5) Nesse caso, a conclusão que se deve extrair é aquela segundo a qual, onde os estudiosos divergem, ficam permitidas ambas as construções.

6) Assim, respondendo diretamente ao leitor, são corretas ambas as formas por ele trazidas para análise: a) "O trabalho iniciou em 23 de março de 2009" (correto); b) "O trabalho se iniciou em 23 de março de 2009" (correto).