COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Resto - É só o que não presta?

Resto - É só o que não presta?

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Atualizado às 08:53

O leitor Ricardo Reis Gomes envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Prezados, tenho muitas dúvidas no uso de 'resto' e 'restante'. Já ouvi dizer que 'resto' é aquilo que não presta, enquanto 'restante' é uma é uma sobra que presta, que tem valor. Agradeço a ajuda. Um abraço."

Envie sua dúvida


1) Um leitor diz ter dúvidas quanto ao emprego dos vocábulos resto e restante, pois já ouviu dizer que resto seria aquilo que não presta, enquanto restante seria uma sobra do que presta, do que teria valor.

2) Ora, uma consulta aos dicionários demonstra não ter fundamento o temor de que a palavra resto tenha, só por si, conotação negativa, como acredita o leitor.

3) Os dicionaristas Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (2010, p. 1.831) e Antônio Houaiss (2001, p. 2.443) veem, no conteúdo semântico de resto, apenas aquilo que fica, o mais, aquilo que sobra, o saldo, o remanescente. Ou seja: a significação dos dicionários aponta para um conteúdo neutro e genérico, que, no caso concreto, pode vir a cristalizar-se como bom ou ruim.

4) E o primeiro de tais autores refere restante como sinônimo de resto.

5) Eventual desconfiança quanto ao significado de tais vocábulos talvez advenha do fato de que, como lembra o primeiro dicionarista citado, quando no plural (restos), o vocábulo também tem o significado de destroços, ruínas, despojos mortais ou cadáver. Mas tal desconfiança não resiste a uma análise mais acurada das acepções reais e efetivas dos indigitados vocábulos.