COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Em nome de - É correto?

Em nome de - É correto?

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Atualizado em 7 de fevereiro de 2023 07:51

Um leitor que se identifica apenas como Adauto envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Vejam este trecho do Migalhas: 'Aos aniversariantes migalheiros do dia enviamos nosso abraço. E o fazemos em nome do estimado Professor William Santos Ferreira, que hoje assiste às comemorações por mais um aniversário' (Migalhas 669 - 12/7/11 - "Pique-pique"). Segundo dizem meus dicionários, dentre eles o de Houaiss, 'em nome de' significa 'no lugar de, em vez de', 'da parte de ('Venho em nome de minha mãe pedir um favor')'. Eis a minha dúvida: o William Santos Ferreira é homenageante ou homenageado?"

Envie sua dúvida


1) Um leitor indaga se é correto, por exemplo numa coluna de jornal, saudar todos os aniversariantes de um determinado dia em nome de alguém conhecido e ilustre. E, nesse caso, a pessoa especificamente nomeada seria homenageante ou homenageada?

2) A dúvida do leitor deve ter surgido por haver ele atentado, apenas e tão somente, ao fato de que a expressão em nome de pode significar, por um lado, em lugar de, mas com a específica acepção de como se fosse (alguém). Ex.: "Apresentou-se à delegacia em nome do irmão" (HOUAISS; VILLAR, 2001, p. 2.024).

3) O certo, contudo, é que, a par dessa possibilidade de sentido, também é frequente e correto o emprego do referido vocábulo para indicar uma representatividade de diversas outras pessoas em uma que é mais conhecida, para simbolizar nesta a homenagem feita aos demais.

4) É o que se dá, por exemplo, num discurso, em que o orador saúda todos os presentes no nome (ou na pessoa) do presidente da sessão. É também o que se dá com a extensão dos cumprimentos a todos os aniversariantes do dia, quando feitos expressamente no nome ou na pessoa de um aniversariante mais conhecido.

5) Assim, de modo específico para as indagações do leitor, podem-se fazer as seguintes considerações: a) por um lado, é correto o emprego da expressão em nome de para significar em lugar de, com a específica acepção de como se fosse alguém ("Apresentou-se ao delegado em nome do irmão"); b) por outro lado, também é correto usar tal circunlóquio para saudar ou homenagear diversas pessoas, tendo-as por representadas em uma mais conhecida ("Saúdo os presentes no nome do Presidente desta sessão solene"); c) nesse último caso, a expressão em nome de também pode ser substituída pelo circunlóquio na pessoa de ("Saúdo os presentes na pessoa do Presidente desta sessão solene"); d) uma homenagem assim feita não se resume apenas à pessoa especificamente mencionada, mas também se estende a todas as demais subentendidas na referência.