COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Um dos que - Será ou serão?

Um dos que - Será ou serão?

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Atualizado em 16 de setembro de 2022 11:20

A leitora Maria Tereza da Cruz Cunha Braz envia a seguinte dúvida ao Gramatigalhas:

"Por gentileza, queiram responder se minha dúvida procede, quanto à concordância utilizada no texto 'Migalhas Mundo', item 'Crise' (Migalhas 2.499 - 27/10/10 - "Crise" - clique aqui). 'De acordo com pesquisa da National Association for Law Placement, o departamento de aperfeiçoamento de profissionais é um dos primeiros a ser cortado em contenção de gastos em escritórios de advocacia entre 2008 a 2010'. Ora, se há outros, o departamento de aperfeiçoamento não seria um dos primeiros a serem cortados?

Envie sua dúvida


1) Uma leitora encontrou a seguinte frase: "De acordo com pesquisa da National Association for Law Placement, o departamento de aperfeiçoamento de profissionais é um dos primeiros a ser cortado em contenção de gastos em escritórios de advocacia". Pareceu-lhe errada a concordância "é um dos primeiros a ser cortado". Em seu entendimento, se há outros, o departamento de aperfeiçoamento deve ser "um dos primeiros a serem cortados".

2) Para uma abordagem mais didática, procede-se inicialmente à extensão da frase no trecho da dúvida, fazendo desaparecer o verbo no infinitivo. A partir de tal extensão, o desafio será definir qual das formas é correta: a) "... é um dos primeiros que será cortado..."; b) "... é um dos primeiros que serão cortados..."

3) Com essa pequena alteração, importa observar que a expressão um dos que é daquelas que merecem considerações específicas quanto à concordância verbal.

4) É que, quando ela compõe o sujeito, o verbo pode concordar optativamente no singular ou no plural: a) "Rui Barbosa foi um dos que serviu tanto ao Direito quanto ao vernáculo" (correto); b) "Rui Barbosa foi um dos que serviram tanto ao Direito quanto ao vernáculo" (correto).

5) Autorizadas que estão ambas as concordâncias no plano da sintaxe, parece oportuno acrescentar que a questão não é indiferente na órbita do significado: a) com o verbo no singular, realça-se a ideia da ação individual; b) com o verbo no plural, reforça-se o aspecto da ação coletiva.

6) E, assim, feitas essas observações com a oração estendida, volta-se à especificação das frases trazidas pela leitora, com o lembrete de que o raciocínio é o mesmo tanto para a oração estendida quanto para a oração reduzida: a) "O departamento de aperfeiçoamento de profissionais é um dos primeiros que será cortado..." (correto); b) "O departamento de aperfeiçoamento de profissionais é um dos primeiros que serão cortados..." (correto); c) "O departamento de aperfeiçoamento de profissionais é um dos primeiros a ser cortado..." (correto); d) "O departamento de aperfeiçoamento de profissionais é um dos primeiros a serem cortados..." (correto).