COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Como tal ou Como tais?

Como tal ou Como tais?

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Atualizado em 4 de dezembro de 2018 17:47

O leitor Bruno Anunciação Rocha envia a seguinte dúvida ao Gramatigalhas:

"Estou com dúvida em relação à expressão 'como tal'. Das seguintes frases, qual é a correta? 1) As pessoas que proferem esses discursos, embora não sejam ignorantes, preferem agir 'como tal'. 2) As pessoas que proferem esses discursos, embora não sejam ignorantes, preferem agir 'como tais'."

Envie sua dúvida


1) Um leitor, dizendo-se em dúvida quanto ao emprego da expressão como tal, indaga qual forma é correta entre as duas frases seguintes: a) "As pessoas que proferem esses discursos, embora não sejam ignorantes, preferem agir 'como tal'"; b) "As pessoas que proferem esses discursos, embora não sejam ignorantes, preferem agir 'como tais'".

2) Ora, um dos possíveis empregos da palavra tal é seu uso como pronome demonstrativo, exatamente como ocorre no caso trazido pelo leitor.

3) E, assim, veja-se o que acontece, se, com esse pensamento, se tenta substituir o vocábulo tal por um outro pronome demonstrativo: a) "As pessoas que proferem esses discursos, embora não sejam ignorantes, preferem agir 'como este'" (errado); b) "As pessoas que proferem esses discursos, embora não sejam ignorantes, preferem agir 'como estes'" (correto).

4) Com esse raciocínio, não é difícil constatar o que é certo e o que é errado com a expressão trazida pela dúvida do leitor: a) "As pessoas que proferem esses discursos, embora não sejam ignorantes, preferem agir 'como tal'" (errado); b) "As pessoas que proferem esses discursos, embora não sejam ignorantes, preferem agir 'como tais'" (correto).