COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Condo-hotel ou Condo hotel?

Condo-hotel ou Condo hotel?

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Atualizado às 09:07

A leitora Camila Silveira Fiatikoski  envia a seguinte dúvida ao Gramatigalhas:

"Lê-se em inúmeros textos jurídicos o termo 'condo-hotel', mas esta é a grafia correta da palavra? Trata-se da mesma regra aplicável a 'apart-hotel'?"

Envie sua dúvida


1) Uma leitora, encontrando em textos jurídicos o termo condo-hotel, indaga qual a grafia correta desse vocábulo em português: condo-hotel ou condo hotel?

2) Observe-se, de início, quanto a seu conceito, que, nascido no ordenamento jurídico dos Estados Unidos e lá de igual modo conhecido como hotel condo e também contel, trata-se de uma estrutura que, legalmente, é um condomínio, mas, na prática, é operada com os parâmetros de um hotel.

3) Já quanto ao uso em português, também se anota, por um lado, que, tanto na edição escrita de 2009 quanto na edição on-line disponível ao tempo de confecção desta resposta (janeiro de 2016), não se registra essa expressão entre as palavras listadas pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, editado pela Academia Brasileira de Letras, que é o órgão que detém a delegação para dizer oficialmente quais são os vocábulos integrantes de nosso idioma.

4) Pode ser, todavia, que, mesmo com a inexistência oficial da palavra, se queira trazer o vocábulo para o vernáculo, ante a necessidade de emprego de um neologismo para a especificação técnica acima referida, causada pela falta de um termo equivalente em nosso idioma.

5) Nesse caso, parece adequado, em primeira conclusão, empregar o conceito de juntar os segmentos integrantes da expressão, e isso porque a palavra resultante constitui entidade diversa daquilo que significa cada um de seus elementos componentes.

6) E, assim, fixada a ideia de que se hão de juntar os dois elementos em um só vocábulo, também parece adequado, em segunda conclusão, aplicar a mesma regra geral de quando o elemento inicial (um prefixo ou um falso prefixo) termina por vogal, e o elemento seguinte se inicia por h: usa-se o hífen e mantém-se o h.

7) Desse modo, se o intento é empregar em português a palavra trazida pela leitora em sua dúvida, e isso na condição de um neologismo plenamente defensável, a grafia que parece integralmente adequada pelas regras de nosso idioma é condo-hotel.