COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Votarão ou Votaram?

Votarão ou Votaram?

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Atualizado às 07:56

O leitor P. S. T. dos Santos envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Caro mestre: de uns tempos para cá, diante do que tenho lido, passei a ficar em dúvida: no futuro, eu escrevo 'Eles votarão' ou 'Eles votaram'?"

Envie sua dúvida


1) Um leitor, narrando que tem lido modos de escrita que contrariam o que ele aprendeu, pergunta como se deve escrever no futuro: "Amanhã os congressistas votarão a matéria" ou "Amanhã os congressistas votaram a matéria"?

2) Duas observações devem ser feitas para os verbos da primeira conjugação (terminados em ar), quanto à terceira pessoa do plural do futuro do presente do indicativo: a) são formas oxítonas (ou seja, a sílaba forte é a última da palavra), e não paroxítonas (vale dizer, a sílaba forte não é a penúltima da palavra); b) sua grafia é com ão no final, e não com am.

3) Vejam-se os seguintes exemplos: a) "Amanhã os congressistas votarão a matéria" (correto); b) "Amanhã os congressistas votaram a matéria" (errado).

4) Para complementar a resposta e eliminar, de uma vez por todas, a dúvida do leitor, também se fazem duas observações para esses mesmos verbos da primeira conjugação (terminados em ar), na terceira pessoa do plural, mas agora no pretérito perfeito do indicativo: a) são formas paroxítonas (ou seja, a sílaba forte é a penúltima da palavra), e não oxítonas (vale dizer, a sílaba forte não é a última da palavra); b) sua grafia é com am no final, e não com ão.

5) Vejam-se os seguintes exemplos: a) "Os congressistas deixaram ontem de votar aquela matéria importante" (correto); b) "Os congressistas deixarão ontem de votar aquela matéria importante" (errado).

6) Apenas para refletir: a observação dos fatos demonstra que esse é um erro cuja ocorrência vem crescendo com o passar dos tempos, bem possivelmente devido à falta de cuidado com que vem sendo tratado o ensino do português na educação de base.