COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Lhe encaminho ou Encaminho-lhe?

Lhe encaminho ou Encaminho-lhe?

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Atualizado às 11:26

A leitora Adriana Sancas envia a seguinte dúvida para a seção Gramatigalhas:

"Favor esclarecer qual dos seguintes exemplos é correto: (i) 'Encaminho-lhe a nota'; (ii) 'Lhe encaminho a nota'; (iii) 'Encaminho a você a nota'."

Envie sua dúvida


1) Uma leitora indaga, na prática, qual dos seguintes exemplos é correto: a) "Encaminho-lhe a nota"; b) "Lhe encaminho a nota"; c) "Encaminho a você a nota".

2) Num primeiro aspecto, verificada a circunstância de que não há irregularidade alguma a ser apontada na frase "Encaminho a você a nota", estabelece-se uma comparação entre os dois primeiros exemplos: a) "Encaminho-lhe a nota"; b) "Lhe encaminho a nota".

3) Da própria comparação visual entre ambos, extrai-se que a dúvida é se o pronome pessoal oblíquo átono lhe vem antes ou depois do verbo. Reitere-se que, em ambos os casos, o pronome é átono, e está em jogo exatamente o assunto da colocação pronominal.

4) Ora, em tese, um pronome pessoal oblíquo átono pode-se colocar em três posições na frase: a) antes do verbo, ou seja, em próclise ("Não me amole!"); b) no meio do verbo, ou seja, em mesóclise ("Dir-se-á que não trabalhamos"); c) após o verbo, ou seja, em ênclise ("Deram-me notícia falsa").

5) Com essa observação inicial e teórica, sem necessidade de maiores divagações, invoca-se uma primeira regra de colocação de pronomes (com exceção dos casos em que o verbo está no futuro do presente ou no futuro do pretérito): é obrigatória a ênclise, se o período se inicia por verbo, de modo que é errônea qualquer construção que inicie a frase por um pronome em tais circunstâncias (ou seja, em próclise).

6) Com essa observação, confira-se a correção ou erronia dos exemplos trazidos pela leitora: a) "Encaminho-lhe a nota" (correto); b) "Lhe encaminho a nota" (errado).

7) Num segundo aspecto, da comparação entre os exemplos - a) "Encaminho-lhe a nota"; b) "Encaminho a você a nota" - podem-se extrair as seguintes conclusões: i) no primeiro exemplo (lhe), tem-se um pronome pessoal oblíquo átono; b) já no segundo exemplo (você), tem-se um pronome tônico; c) tanto um pronome átono quanto um pronome tônico podem ser empregados em tais circunstâncias e são perfeitamente corretos (Entregou-nos ou Entregou a nós; Encaminho-lhe ou Encaminho a você); d) nesses casos, em realidade, não está em discussão o assunto de colocação de pronomes.

LEIA MAIS