sexta-feira, 23 de abril de 2021

COLUNAS

Publicidade

Maiúsculas são acentuadas? E se for a primeira letra?

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

O leitor Raimundo Benevides de Freitas Filho envia à coluna Gramatigalhas a seguinte mensagem:

"Gostaria de saber se palavras em letra de forma e maiúsculas são acentuadas normalmente. Ex: MÁGICO ou MAGICO?".

O leitor Edson de Freitas complementa o questionamento com a seguinte mensagem:

"Prezado professor José Maria. O meu nome no registro civil é Edson, e gostaria de acrescentar o acento agudo para Édson. É possível? Está correto com e sem o acento?".

Envie sua dúvida


1) Um leitor pergunta se palavras em letra de forma e maiúsculas são acentuadas normalmente. Ex: MÁGICO ou MAGICO?

2) Sem necessidade de grandes lições teóricas ou doutrinárias, traz-se aqui oportuna e interessante observação de Antonio Henriques, de grande valia para todos, mas que deveria ter maior penetração sobretudo nos meios publicitários e na imprensa: "Há de se lembrar que as letras maiúsculas também são acentuadas: JOSÉ, AUTÓDROMO".1

3) E se complementa que não escapa a tal regra a letra, mesmo quando se trata da primeira da palavra e ainda quando as demais estejam grafadas com minúsculas: Átila, Éfeso, Ícaro, Ítalo, Édson.

4) Apenas para complementar com observação importante, anota-se que Édson é acentuada, como toda paroxítona (a sílaba pronunciada com mais força é a penúltima) terminada em n, como hífen e pólen; mas não são acentuadas graficamente palavras terminadas em ns, como hifens e polens.

5) E se adiciona que, aos que têm algum equívoco de grafia em seu nome, assiste-lhes proceder à correção, mediante requerimento ao próprio Cartório de Registro Civil.

_____________

1 HENRIQUES, Antonio. Prática da Linguagem Jurídica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999, p. 6.

Atualizado em: 28/1/2021 08:34

Publicidade