COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Repugnar - Como conjugar e pronunciar?

Repugnar - Como conjugar e pronunciar?

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Atualizado às 08:37

A leitora Helena Gonçalves Teixeira envia à coluna Gramatigalhas a seguinte mensagem:

"Prezado senhor, mais uma vez uma dúvida a respeito do verbo repugnar na primeira pessoa do presente do indicativo (repugno), desta vez com relação à pronúncia: eu pronuncio repúgno ou repuguino. A mesma dúvida acontece com o verbo designar. Aguardo e já agradeço pela atenção?"

Envie sua dúvida


1) Uma leitora tem dúvida quanto à pronúncia do verbo repugnar na primeira pessoa do presente do indicativo (repugno), desta vez com relação à pronúncia: repúgno ou repuguino? Essa dúvida da leitora se repete com o verbo designar.

2) Começa-se por dizer que essa dúvida acontece, mesmo entre pessoas cultas, não apenas com os verbos citados, mas com todos aqueles cujo radical termina em gn: estagnar, consignar, dignar-se, persignar-se, resignar, impugnar, repugnar.

3) Com todos eles, mesmo pessoas cultas "manifestam a tendência [...] a introduzir uma vogal, posposta ao g [...] nas formas rizotônicas, pronunciando puguino por pugno, eu me indiguíno por eu me indigno...".1

4) Essa vogal, porém, em tais casos, não existe nem na escrita nem na pronúncia, e esse é um equívoco imperdoável, já que, sendo tais verbos regulares, após o radical (repugn) apenas se acrescentam as terminações próprias da conjugação, com a sílaba tônica incidindo no próprio radical.2

5) Insiste-se em que essa dúvida quanto à pronúncia se dá apenas nas formas rizotônicas, ou seja, na primeira, segunda e terceira pessoa do singular e terceira pessoa do plural do presente do indicativo, presente do subjuntivo, imperativo afirmativo e imperativo negativo. Não se repetem nas demais formas, tempos e modos verbais.

6) Como exemplo, citam-se tais formas e tempos do verbo repugnar: (i) repugno, repugnas, repugna, ... repugnam (presente do indicativo); (ii) repugne, repugnes, repugne, ... repugnem (presente do subjuntivo); (iii) repugna tu, repugne você, ... repugnem vocês (imperativo afirmativo); (iv) não repugnes tu, não repugne você, ... não repugnem vocês (imperativo negativo).

7) E se acrescente que, como tais dúvidas se dão apenas nas formas rizotônicas, não há motivo para sobressaltos no que concerne aos demais tempos: repugnei, repugnava, repugnarei, repugnaria, repugnasse, repugnando...

__________

1 REIS, Otelo. Breviário da Conjugação de Verbos. Rio: Livraria Francisco Alves Editora S.A., 1976, 36. ed., rev. e atualiz., p. 66-68.

2 SACCONI, Luiz Antônio. Nossa Gramática. São Paulo: Editora Moderna, 1979, p. 20.