COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. A bem da verdade ou Ao bem da verdade?

A bem da verdade ou Ao bem da verdade?

quarta-feira, 9 de junho de 2021

Atualizado às 08:33

A leitora Maraísa Ferreira envia à coluna Gramatigalhas a seguinte mensagem:

"Sempre utilizei a expressão 'a bem da verdade'. Deparei-me recentemente, todavia, em algumas peças jurídicas, com o uso da locução em que foi inserido o artigo 'o': 'ao bem da verdade'. Fiquei em dúvida. Qual das opções é a correta?".

Envie sua dúvida


1) Uma leitora diz sempre ter empregado a expressão a bem da verdade. Relata, todavia, que encontrou, em peças jurídicas, a expressão ao bem da verdade. Por isso indaga qual das formas é correta.

2) Ora, a mencionada expressão tem usualmente o significado de para falar a verdade, buscando seguir fielmente a verdade, procurando referir exatamente a realidade. Ex.: "A bem da verdade, o réu não estava no local quando o crime foi praticado".

3) E a única forma encontrada nos autores mais conceituados em termos de utilização do idioma em sua norma culta é a bem da verdade, não havendo notícia, entre os estudiosos da língua, de emprego do circunlóquio ao bem da verdade.

4) Para conferir, basta ver que o Dicionário Aurélio registra apenas a primeira expressão mencionada e lhe confere o significado de "Para não faltar à verdade; por respeito a ela".1

__________

1 FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010, p. 300.