COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Nós leitoras ou Nós leitores?

Nós leitoras ou Nós leitores?

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Atualizado às 09:17

A leitora Ana Lúcia Pereira Rabelo envia à coluna Gramatigalhas a seguinte mensagem:

"Como escrever, quando estou referindo-me ao gênero feminino: Nós leitoras ou Nós leitores? Ou as duas formas são corretas?".

Envie sua dúvida


1) Uma leitora envia a seguinte indagação: "Como se escreve, quando me refiro ao gênero feminino: Nós leitoras ou Nós leitores? Ou as duas formas são corretas?"

2) Parta-se, por um lado, de um princípio importante: o feminino é um gênero marcado, o que significa que nele se abrangem apenas seres do feminino. Quando se diz que "A mulher ainda tem muito a conquistar na sociedade moderna", fica bem clara a extensão do substantivo sublinhado, que aponta para um ser com características e aspectos físicos muito próprios.

3) Acresça-se um segundo princípio também de grande relevo: o masculino não é necessariamente um gênero marcado, o que significa que nele podem estar abrangidos seres que não sejam do masculino. Desse modo, quando se diz que "O homem é mortal", ou quando se afirma que "O professor precisa repensar sua função na escola moderna", tanto se quer dizer que é mortal o homem como a mulher, do mesmo modo que precisam ter repensada sua função na escola moderna tanto o professor como a professora.

4) Feitas essas ponderações, extraem-se as seguintes ilações em resposta à indagação da leitora: (i) se a referência está sendo feita apenas a pessoas do sexo feminino que se dedicam à leitura, incluindo nesse grupo também quem está falando, então se há de dizer "nós, leitoras"; (ii) se a fala se refere apenas a seres do sexo masculino, incluindo quem está falando, então se deve dizer "nós, leitores"; (iii) por fim, se a fala se refere, de modo amplo, a seres do sexo masculino e a seres do sexo feminino, então se deve falar "nós, leitores", não importando se quem está fazendo tal afirmação é do sexo masculino ou do sexo feminino.