COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Por conta de - Existe?

Por conta de - Existe?

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Atualizado às 07:35

O leitor Laércio Ferreira Pinto envia à coluna Gramatigalhas a seguinte mensagem:

"Caro professor e doutor José Maria da Costa, eu estou com uma dúvida relacionada à seguinte expressão, a qual, em muitos meios de comunicação é muito divulgada! É esta: 'por conta de'. Eu acho que é errado se empregar esta expressão no sentido de se dar um sentido a um efeito, uma consequência, etc. Algumas pessoas do meio televisivo e radiofônico e até jornalístico, 'gostam' e 'acham bonito, culto e inteligente' o emprego desta expressão. No meu ponto de vista está totalmente errado."

Envie sua dúvida


1) Um leitor indaga, em síntese, se existe a expressão por conta de com o sentido de em razão de ou mesmo a pretexto de, vale dizer, para indicar uma relação de efeito ou consequência.

2) É certo que alguns estudiosos intentam condenar o emprego da referida expressão no sentido indicado, pondo-o até no mesmo patamar de gravidade do famigerado circunlóquio a nível de1; mas o fazem sem fundamentos específicos maiores e sem indicação alguma de argumentos tecnicamente aceitáveis.

3) E, diante dessa situação, o que se pode dizer é que, entre os gramáticos tradicionais, não há objeção quanto a seu emprego, e o Dicionário Houaiss abona seu uso, conferindo-lhe o sentido de a pretexto de, e lhe dá significativo exemplo de uso correto: "Por conta de sua doença, não vai às reuniões de condomínio".2

4) De modo específico em resposta à indagação do leitor, pode-se afirmar que a expressão por conta pode, sim, ser empregada - e com correção - no sentido de em razão de ou a pretexto de, ou em casos em que há um sentido de uma causa e um efeito ou uma consequência.

5) E, como não foi trazido exemplo algum com esse conteúdo semântico, alinham-se, para ilustração, dois exemplos de seu emprego correto: (i) "O trânsito foi alterado por conta das obras na região"; (ii) "O servidor foi advertido por conta de uma falta grave, comprovada em regular processo administrativo".

__________

1 RODRIGUES, Sérgio. Cuidado: 'por conta de' é o novo 'a nível de'. Disponível aqui. Acesso em 17.06.2020.

2 HOUAISS, Antônio (Organizador). Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001, p. 815.