COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Um deles - Foi ou Foram?

Um deles - Foi ou Foram?

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Atualizado às 08:00

O leitor José Humberto Soares envia à coluna Gramatigalhas a seguinte mensagem:

"Suas explicações, como sempre, são excelentes (Gramatigalhas - 23/11/16). Porém ainda fiquei com uma dúvida: como fica a concordância quando o sujeito é 'Um deles' e o complemento é um plural? Por exemplo: Um deles foi (ou foram?) aos Jogos Olímpicos. Obrigado".

Envie sua dúvida


1) Um leitor indaga, em suma, qual das duas formas é correta: "Um deles foi (ou foram?) aos Jogos Olímpicos".

2) Vejam-se as seguintes expressões: um deles, um de nós, alguém deles, alguém de nós, alguns deles, alguns de nós, cada um deles, cada um de nós, vários deles, vários de nós.

3) Em estruturas como essas na função sintática de sujeito, a concordância do verbo é bastante fácil e simples.

4) Assim, se o primeiro desses vocábulos está no singular, o verbo haverá de concordar, sempre e necessariamente, na terceira pessoa do singular: (i) "Um deles foi até o árbitro tirar satisfação"; (ii) "Um de nós, necessariamente, deverá apresentar-se ao fiscal da Receita Federal"; (iii) "Alguém deles descumpriu o regulamento"; (iv) "Alguém de nós deveria ter ido ao casamento de Rogéria"; (v) "Cada um deles agia como se fosse dono da empresa"; (vi) "Cada um de nós precisará trabalhar por dois".

5) Reforce-se, para não remanescer dúvida alguma, que apenas essa é a forma correta e adequada de concordância do verbo, de modo que não é possível nem correto, nesses casos, fazer a concordância com o segundo de tais pronomes: (i) "Um deles foram até o árbitro tirar satisfação" (errado); (ii) "Um de nós, necessariamente, deveremos apresentar-nos ao fiscal da Receita Federal" (errado); (iii) "Alguém deles descumpriram o regulamento" (errado); (iv) "Alguém de nós deveríamos ter ido ao casamento de Rogéria" (errado); (v) "Cada um deles agiam como se fosse dono da empresa" (errado); (vi) "Cada um de nós precisaremos trabalhar por dois" (errado).

6) Se, porém, o primeiro desses vocábulos está no plural, o verbo pode concordar ou com o primeiro pronome ou com o segundo deles, conforme se queira realçar ou não a atuação da pessoa que está falando: (i) "Uns de nós foram até o árbitro tirar satisfação" (correto); (ii) "Uns de nós fomos até o árbitro tirar satisfação" (correto); (iii) "Alguns de nós deveriam ter ido ao casamento de Rogéria" (correto); (iv) "Alguns de nós deveríamos ter ido ao casamento de Rogéria" (correto); (v) "Vários de nós invadiram o gramado" (correto); (vi) "Vários de nós invadimos o gramado (correto)".

7) Respondendo diretamente à indagação do leitor, apontam-se os exemplos, com a indicação da correta ou incorreta concordância entre parênteses: (i) "Um deles foi aos Jogos Olímpicos" (correto); (ii) "Um deles foram aos Jogos Olímpicos" (errado) ; (iii) "Uns de nós foram aos Jogos Olímpicos" (correto); (iv) "Uns de nós fomos aos Jogos Olímpicos" (correto).