COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Vulgar - Pode ser verbo?

Vulgar - Pode ser verbo?

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Atualizado em 26 de abril de 2022 15:16


O leitor Henrique Rainer Felipe Costa Silva envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Gostaria de saber se realmente existe o verbo 'vulgar'' visto que sou estagiário e usei-o recentemente em um despacho, porém, meu chefe, juiz de Direito, disse para eu corrigir por desconhecê-lo. Eu procurava um sinônimo para 'manifestar'".

Envie sua dúvida


1) Um leitor envia mensagem, indagando, em síntese, se existe a palavra vulgar como verbo, e, em caso positivo, se seu significado é manifestar.

2) Como em outras dúvidas que pretendem saber se existe ou não um determinado vocábulo em português, ou mesmo qual sua categoria gramatical ou suas características, traça-se aqui um roteiro para tornar o leitor autônomo, autossuficiente e capaz de resolver por si próprio casos futuros de mesma natureza.

3) Inicia-se, assim, esta resposta com a observação de que, entre nós, a Academia Brasileira de Letras é o órgão incumbido, desde a edição da lei 726/1900, de definir a existência, a grafia oficial, o gênero e as peculiaridades dos vocábulos em nosso idioma. E a ABL, para exercitar essa autorização legal, o faz oficialmente pela edição, de tempos em tempos, do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP). Mais modernamente, ela também tem disponibilizado em seu site pela internet o rol dessas palavras e expressões oficialmente existentes.

4) Com essa anotação como premissa, uma consulta à referida obra da ABL revela que o vocábulo vulgar, além de se apresentar como adjetivo e como substantivo, também existe em nosso idioma como efetivo verbo.1

5) Como adjetivo, traz o sentido de comum, ordinário, trivial ou reles. Ex.: "Você não deveria portar-se como uma garota vulgar".

6) Como substantivo, traz o mesmo sentido, apenas alterando a categoria gramatical de tal palavra. Ex.: "Não confunda o simples com o vulgar".

7) Como verbo (pouquíssimo usado), tem a conotação semântica de vulgarizar ou de tornar conhecido ou notório2, ou, ainda, de difundir ou divulgar.3 Exs.: a) "Quis-me punir do ousado sacrilégio / Com que os segredos seus vulguei na lira" (Almeida Garrett); b) "Os concertos populares costumam vulgar a música clássica"; c) "Uma parte dessa sinfonia vulgou-se, tornando-se um hino popular".

_____

1 Academia Brasileira de Letras. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Imprinta, 2004, p. 845.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010, p. 2.176.

HOUAISS, Antônio (Organizador). Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Ob­jetiva, 2001, p. 2.284.