COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Cada um de nós - Adquire ou Adquirimos?

Cada um de nós - Adquire ou Adquirimos?

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Atualizado às 08:17

A leitora Raquel Krugina envia à coluna Gramatigalhas a seguinte mensagem:

"Minha dúvida é a seguinte, professor: É correto 'O conhecimento que cada um de nós adquire...', ou 'O conhecimento que cada um de nós adquirimos'?".

Envie sua dúvida


1) Uma leitora indaga qual das duas formas é gramaticalmente correta: (a) "O conhecimento que cada um de nós adquire..."; ou (b) "O conhecimento que cada um de nós adquirimos...".

2) Ora, em expressões como alguém de nós, alguém de vós, algum de nós, algum de vós, cada um de nós, cada um de vós, qual de nós, qual de vós, quem de nós, quem de vós, o que se tem, em suma, é uma mesma estrutura, que precisa ser analisada para efeito de concordância verbal.

3) Em tais expressões, duas observações são de extrema importância para resolver o assunto: a) nesse sujeito, há dois pronomes (cada um e nós ou vós); b) a primeira expressão pronominal (alguém, algum, cada um, qual, quem) está no singular.

4) E, quando se tem uma expressão dessa natureza, em que o primeiro pronome está no singular, a concordância do verbo se faz, sempre e tão somente, na terceira pessoa do singular: a) "Alguém de nós sabe o que fazer?"; b) "Alguém de vós sabe o que fazer?"; c) "Algum de nós sabe o que fazer?"; d) "Algum de vós sabe o que fazer?"; e) "Cada um de nós sabe o que fazer?"; f) "Cada um de vós sabe o que fazer?"; g) "Qual de nós sabe o que fazer?"; h) "Qual de vós sabe o que fazer?"; i) "Quem de nós sabe o que fazer?"; j) "Quem de vós sabe o que fazer?"

5) Assim, são erradas as seguintes construções, em que se busca a concordância com o segundo de tais pronomes: a) "Alguém de nós sabemos o que fazer?"; b) "Alguém de vós sabeis o que fazer?"; c) "Algum de nós sabemos o que fazer?"; d) "Algum de vós sabeis o que fazer?"; e) "Cada um de nós sabemos o que fazer?"; f) "Cada um de vós sabeis o que fazer?"; g) "Qual de nós sabemos o que fazer?"; h) "Qual de vós sabeis o que fazer?"; i) "Quem de nós sabemos o que fazer?"; j) "Quem de vós sabeis o que fazer?".

6) Não confundir com expressões como alguns de nós (em que o primeiro pronome está no plural), cujo sistema de concordância é diverso.

7) De modo prático, vamos considerar os exemplos trazidos pela consulta: (a) "O conhecimento que cada um de nós adquire..." (forma correta); (b) "O conhecimento que cada um de nós adquirimos..." (forma errada).