COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Escrever a máquina ou escrever à máquina?

Escrever a máquina ou escrever à máquina?

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Atualizado em 10 de outubro de 2022 13:21

O leitor Álvaro Lorencini envia-nos a seguinte mensagem:

 

"Bem esclarecida a dúvida 'venda à vista/venda a prazo' (Migalhas 1.637 - 18/4/07 - "Gramatigalhas" - clique aqui), será que vai na mesma direção a oposição entre 'escrever à maquina (ou à mão)' / 'escrever a lápis'? Saudações".

 

Envie sua dúvida


1) Em termos técnicos de estrutura gramatical, costuma-se teorizar com o ensino de que não se usa o sinal indicativo da crase antes de palavras femininas que formem locuções adverbiais de meio ou de instrumento. Exs.:

I) - "O poeta escrevia seus versos a máquina";

II) - "O carro tinha um motor a gasolina";

III) - "O navio era movido a vela".

2) Em termos práticos, como ocorre de um modo geral, a substituição dos vocábulos em negrito por correspondentes do masculino mostra que, operada a substituição, não aparece ao no masculino, de modo que não há crase no feminino. Exs.:

I) - "O poeta escrevia seus versos a lápis";

II) - "O carro tinha um motor a álcool";

III) - "O navio era motivo a vapor".

3) Para oportuno esclarecimento, apenas em uma hipótese se emprega a crase nesses casos: quando se corre o risco de ambigüidade. Quando isso acontece, por um lado, não há motivo técnico algum para o emprego da crase; por outro lado, contudo, ela é usada exatamente para dirimir qualquer dúvida a respeito de qual seja o sentido da frase. Exs.:

a) "Ele pintava a mão" (passava tinta na própria mão);

b) "Ele pintava à mão" (segurava as mãos com o pincel, não se valendo de nenhum outro instrumento para tanto).

4) Como, porém, o caso dos autos não possibilita a ocorrência de ambigüidade, então não há justificativa alguma para o emprego da crase.