COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Pontuação: espaço antes?

Pontuação: espaço antes?

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Atualizado em 28 de março de 2023 10:33

O leitor Fabrizio Lungarzo O'Connor, advogado em Campinas, São Paulo, envia-nos a seguinte mensagem:


"Prezados, gostaria de saber se está correto o uso de espaço entre a última letra da palavra e o ponto de exclamação, interrogação ou dos dois pontos, conforme tenho visto ultimamente neste respeitado informativo. Atenciosamente,"


A leitora Flávia de Souza também indaga:


"Permita-me fazer uma pergunta pessoal sobre uma dúvida que muito me atormenta: Pode a pontuação vir separada da palavra? Por exemplo, é certo dizer-se: 'Quantos filhos ele tem ?, assim, com o sinal de pontuação separado da palavra 'tem'? Ou necessariamente deve vir junto: 'Quantos filhos ele tem?' Agradeço desde já a atenção. Um grande abraço."


E o leitor Selmo Fernando Rabelo Mesquita indaga:


"Prezados, Acompanho esse poderoso rotativo há mais de cinco anos. Porém, faz pouco tempo que percebi (ou a alteração é recente) que os pontos de interrogação (?), de exclamação (!) e os dois pontos (:) são digitados com um espaço entre o sinal e a última letra da palavra imediatamente anterior. Esse espaço conta com a aquiescência do Gramatigalhas ou é, digamos, uma 'licença editorial', ou até mesmo poética? O que o Dr. José Maria da Costa diria a respeito. Abraços."

Envie sua dúvida


1) A indagação que se faz é se está correto o uso de espaço entre a última letra da palavra e um sinal de pontuação, como o ponto de exclamação ou o ponto de interrogação. Em outras palavras, se o sinal de pontuação pode vir separado da palavra, ou se é juntado a ela sem espaço algum. Assim, por exemplo, o que está correto:

I) Quantos filhos ele tem?;

II) Quantos filhos ele tem ?

2) Ora, inexistentes em tempos mais primitivos, os sinais de pontuação foram inventados, na evolução da língua escrita e de seus registros, para facilitar tanto a leitura quanto o entendimento e a compreensão do texto.

3) De um modo geral, não parece haver dúvida sobre o assunto, quando se está diante da vírgula, do ponto, dos dois pontos ou do ponto-e-vírgula, bastando, para constatar, a leitura dos parágrafos antecedentes.

4) A dúvida dos leitores, ao que parece, avulta diante de um ponto de interrogação e de um ponto de exclamação.

5) Tais sinais, entretanto, não diferem, para esses efeitos, dos demais símbolos da pontuação, de modo que não há motivo para querer usar um espaço entre a última palavra e um ponto de interrogação, ou um ponto de exclamação, ou mesmo qualquer outro sinal. Exs.:

I) Quantos filhos ele tem? (correto);

II) Quantos filhos ele tem ? (errado).

6) Acresce dizer que uma consulta ao Formulário Ortográfico - aprovado unanimemente pela Academia Brasileira de Letras, com força de lei, em sessão de 29.1.42, para organizar a edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa - embora não traga regra alguma teórica e específica para esse aspecto, emprega a pontuação exatamente como aqui se preconiza, ao exemplificar com Rui Barbosa determinado aspecto da própria pontuação: "'Aí temos a lei', dizia o Florentino. 'Mas quem as há de segurar?' Ninguém."