COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Deputado

Deputado

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Atualizado em 25 de outubro de 2022 15:23

O leitor Wilson Silveira, da Cruzeiro/Newmarc Propriedade Intelectual, envia-nos a seguinte mensagem:

 

"Alô, alô, Gramatigalhas. Em razão do desgaste que vem sofrendo o Congresso Nacional, parece oportuno tentar entender melhor as coisas. Por exemplo, a etimologia da palavra deputado. O Aurélio, o velho Aurélio, diz, apenas, que vem do Latim (deputatu), o que é pouco esclarecedor. Palavras derivadas são deputar (do latim deputare) e deputação (do latim deputatione), que é o ato de deputar. Não encontrei, para avaliar melhor o significado de deputar, a palavra putar, mas achei putear (descompor com palavras obscenas, em geral ofensivas à mãe da vítima) que parece não ter a ver com a palavra analisada. O mesmo acontece com putada e putedo, que em nada auxiliam na investigação. Não obstante a alguma semelhança formal com a palavra deputado (ou deputada), parecem não passar da atribuição de falso étimo à palavra estudada. Então, permanece a dúvida sobre a etimologia da palavra deputado. Creio que é de importância saber a origem e evolução histórica do vocábulo, assim como as possíveis mudanças de seu significado com o passar do tempo. Se algum Migalheiro souber mais sobre o assunto, peço trazer a esse fórum."

Envie sua dúvida


1) A indagação que se faz diz respeito à etimologia do vocábulo deputado.

2) O vocábulo tem seu primeiro registro efetivo no idioma no século XIV, e sua origem assenta-se no verbo deputar, do qual é particípio passado, com o sentido de enviar alguém em missão ou comissão, na qualidade de verdadeiro representante. Ex.: "Cada universidade deputou um professor à banca examinadora".1

3) Por isso é que, tecnicamente, em sentido jurídico, diz-se deputado "de toda pessoa que recebe a incumbência ou o mandato de participar de uma assembléia ou corporação, como representante ou delegado daqueles que o escolheram".2

4) Como é de fácil verificação, é nesse exato sentido que se elegem representantes para as Assembléias Estaduais e para a Câmara Federal. Mas, é bom que se frise, eles não são os únicos que podem receber tais nomes.

________

1Cf. HOUAISS, Antônio (Organizador). Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.1. ed. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001, p. 943.

2Cf. SILVA, De Plácido e. Vocabulário Jurídico, vol. 2. 1. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1989, p. 43.