COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Universidades se comprometem (ou comprometem-se...)?

Universidades se comprometem (ou comprometem-se...)?

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Atualizado em 28 de setembro de 2022 10:28

1) Um leitor indaga se está correta a colocação pronominal na seguinte frase: "Universidades se comprometem a não penalizar alunos inadimplentes".

2) Ora, em português, o pronome pessoal oblíquo átono, por não ter força sonora própria, pendura-se, quanto ao som, na sílaba forte do verbo mais próximo.

3) Assim, de acordo com a eufonia, pode o pronome estar em uma de três posições: I) - Próclise (pronome antes do verbo), como em "Não se vá!"; II) - Mesóclise (pronome no meio do verbo), como em "Fá-lo-ei com rapidez"; III) - Ênclise (pronome depois do verbo), como em "Buscou-se uma solução".

4) A par dessa observação, deve-se ver que há determinadas palavras que, se existirem antes do verbo, atraem o pronome: negativas, advérbios, pronomes relativos, pronomes indefinidos e conjunções subordinativas.

5) No caso da consulta, o que se tem é uma oração em ordem direta (sujeito [universidades], verbo [comprometem] e complementos), e não aparece nenhuma daquelas palavras que normalmente atraem o pronome para antes do verbo.

6) Pois bem. Quando se tem uma oração com esses dois requisitos (oração em ordem direta e inexistência de palavra atrativa), então é facultativa a colocação do pronome em próclise ou em ênclise.

7) Por isso estão corretas as duas formas de expressão: I) - "Universidades se comprometem a não penalizar alunos inadimplentes" (correto); II) - "Universidades comprometem-se a não penalizar alunos inadimplentes" (correto).