COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Alavancar

Alavancar

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Atualizado em 30 de setembro de 2022 11:15

A leitora Ana Paula Pires Nunes envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"O verbo 'alavancar' é citado no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa ou é um neologismo não-oficializado?"

Envie sua dúvida


1) Indaga uma leitora se o verbo alavancar é citado no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, ou se é um neologismo não-oficializado.

2) Uma consulta ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, editado pela Academia Brasileira de Letras, em sua mais recente edição, mostra que tal vocábulo integra oficialmente nosso idioma. [1]

3) Acresce dizer que a ABL, entidade que edita o VOLP, tem, por delegação da lei, a a autoridade oficial e a incumbência de listar as palavras pertencentes ao nosso idioma, assim como de determinar-lhe a grafia e fixar-lhe a pronúncia.

4) Em outros dizeres, se um vocábulo se encontra registrado na referida obra, significa que ele existe oficialmente em nosso idioma e deve ser empregado com a grafia e a pronúncia ali especificadas.

5) Por outro lado, se uma palavra lá não se encontra, não está autorizado seu emprego nos textos que devam submeter-se à norma culta. Essa é a lei, e qualquer problema adicional há de ficar para discussões teóricas, no plano científico, sem interferência imediata no seu emprego.

6) Observa-se, em adição, que nada impede que, em determinada oportunidade, a ABL altere posicionamento anterior e passe a incluir no VOLP determinado vocábulo que, até então, ali não constava.

7) Esclarece-se, por fim, que a ABL mantém, "on line", em seu endereço eletrônico, o VOLP atualizado. Para tanto, digite no Google a sigla ABL (ou Academia Brasileira de Letras, ou busque por academia.org.br) e clique na expressão Busca no Vocabulário. Siga, então, as instruções ali constantes. Se a palavra digitada no espaço de pesquisa constar do VOLP, ela vai aparecer. Se não, surgirá o esclarecimento de que ela não faz parte dele.

______________

[1] - Cf. Academia Brasileira de Letras. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. 4 ed. Rio de Janeiro: Imprinta, 2004, p. 31.