COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Parêntese ou parêntesis?

Parêntese ou parêntesis?

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Atualizado em 13 de setembro de 2022 12:02

O leitor José Alexandre Cunha Campos envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas :

"Gostaria de saber qual construção gramatical está correta : Um parêntese ou um parêntesis. Obrigado."

Envie sua dúvida


1) Um leitor traz sua dúvida para ser aqui solucionada : diz-se parêntese ou parêntesis?

2) Uma consulta ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa - veículo da Academia Brasileira de Letras para listar oficialmente os vocábulos existentes em nosso idioma - mostra que se acham ali arrolados ambos os vocábulos como sinônimos e equivalentes: parêntese e parêntesis.1

3) Em termos gramaticais, todavia, uma observação mais apurada nos dois registros mostra que parêntese é substantivo masculino, do singular, de modo que seu plural se forma normalmente pela adição de um s (o parêntese, os parênteses).

4)parêntesis faz-se acompanhar da anotação de que pertence aos dois números (singular e plural), e, assim, sua variação, nesse campo, apenas pode ser conhecida pela presença de um outro vocábulo que modifique tal substantivo (o parêntesis, os parêntesis).

5) Veja-se, assim, o correto emprego dessas palavras nos exemplos seguintes : I) "Abriu um parêntese e passou a divagar"; II) "Abriu um parêntesis e passou a divagar"; III) "O erro de grafia estava entre parênteses"; IV) "O erro de grafia estava entre parêntesis".

___________

1Cf. Academia Brasileira de Letras. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Imprinta, 2004. p. 593.