COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Respeito para com...?

Respeito para com...?

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Atualizado em 14 de setembro de 2022 15:52

O leitor Norizonte C. da Rosa envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Olá Professor, o senhor poderia tirar uma dúvida sobre a propriedade ou não da construção 'para com'. Ex: Eles têm respeito 'para com' a professora (ou 'para com' um ser inanimado, por ex. uma instituição). Desde já, obrigado e parabéns pela feliz iniciativa deste site."

Envie sua dúvida


1) Um leitor indaga se são corretas as seguintes construções: I) "Eles têm respeito para com a professora"; II) "Eles têm respeito para com a instituição".

2) Ora, quando se formula uma questão como essa, quer-se saber, na prática, que preposição a palavra respeito (um substantivo) exige em construção depois de si.

3) Em termos de técnica gramatical, o problema diz respeito à regência nominal, e a solução há de ser encontrada pela leitura atenta de nossos melhores autores.

4) Para facilitar a solução, todavia, alguns gramáticos já realizaram preciosos estudos sobre a matéria e selecionaram exemplos empregados pelos autores mais significativos de nossa literatura.

5) Assim, depois de paciente coleta, Francisco Fernandes concluiu que o substantivo respeito, no sentido da indagação, pode ser empregado com as preposições a, com, de, por e com a locução prepositiva para com: I) "... respeito ao destemor dos adversários..." (Euclides da Cunha); II) "Respeito com os religiosos..." (Ernesto Carneiro Ribeiro); III) "Havia outrora sanções escritas, que asseguravam o respeito das coisas santas" (Rui Barbosa); IV) "Esqueceu-se do fingido respeito que em toda a parte mostrava pela rainha" (Alexandre Herculano); V) "Respeito para com os velhos, para com os desgraçados"1.

6) Celso Pedro Luft reitera as possibilidades já apontadas e, de modo específico para a locução prepositiva para com, traz significativos exemplos: I) "Somente nos países anglo-americanos e escandinavos existe um respeito mínimo da maioria vitoriosa... para com a minoria derrotada" (José Honório Rodrigues); II) "Reivindicamos dos senhores gramáticos... o devido respeito para com as nuanças de que a sintaxe portuguesa se reveste em nosso meio" (Luiz Carlos Lessa); III) "Esta falta de respeito para com a criatura humana" (T. A. Queiroz2).

7) Assim, em resumo, pode-se dizer que é correto o emprego da expressão respeito para com, quer quando se tem depois um nome representativo de pessoa (respeito para com a professora), quer quando se está diante de um nome de coisa (respeito para com a entidade).

8) E, de modo específico para a indagação que nos conduziu às presentes observações, pode-se concluir que são corretas ambas as construções: I) "Eles têm respeito para com a professora"; II) "Eles têm respeito para com a instituição".

_____________

1 Cf. FERNANDES, Francisco. Dicionário de Regimes de Substantivos e Adjetivos. 2. Ed., 6. impressão. Porto Alegre: Editora Globo, 1969, p. 336.

2 Cf. LUFT, Celso Pedro. Dicionário Prático de Regência Nominal. 4. Ed. São Paulo: Ática, 1999, p. 453.