COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Crase antes de sigla

Crase antes de sigla

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Atualizado em 14 de setembro de 2022 16:02

A leitora Cíntia Borba envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"É correto utilizar crase antes de uma sigla ?"

Envie sua dúvida


1) Uma leitora pergunta de modo objetivo: é correto utilizar crase antes de uma sigla?

2) Veja-se, num primeiro aspecto, que uma sigla é, em suma, a abreviatura das palavras pela utilização de suas iniciais: TJ (Tribunal de Justiça), CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

3) Veja-se ainda que, conceitualmente, crase é a fusão de duas vogais idênticas, e seu aspecto mais comum e mais importante é o caso de fusão da preposição "a" com o artigo feminino "a". E se representa a crase pelo acento grave (à).

4) Formulamos alguns exemplos para responder à indagação, sem empregar, de início, o sinal indicativo da crase, ainda que eventualmente necessário: I) "Ele escreveu a Petrobras"; II) "Ele dirigiu-se a OAB"; III) "Ele foi a CPI".

5) Na prática, para responder à indagação do caso - se há crase antes de uma sigla - deve-se ver se, em última análise, ocorre, no caso concreto, a fusão referida: preposição + artigo.

6) Num primeiro aspecto, quem escreve, escreve a; quem se dirige, dirige-se a; quem vai, vai a. Ou seja: todos os verbos dos exemplos exigem a preposição a.

7) Num segundo aspecto, veja-se que as siglas, de um modo geral, não são avessas a ter um artigo antes de si, e este haverá de estar presente na sigla sempre que também vier a ser empregado na expressão toda representada pela sigla. Vejam-se siglas do masculino: I) "Ele escreveu ao I.N.S.S. (Instituto Nacional do Seguro Social)"; II) "Ele dirigiu-se ao STJ (Superior Tribunal de Justiça)"; III) "Ele foi ao STF (Supremo Tribunal Federal).

8) A par dessa observação, veja-se que as siglas dos exemplos dados inicialmente são do feminino e admitem artigo feminino antes de si, como patenteia a seguinte frase: I) "Estive na Petrobras, na OAB e na CPI".

9) Verificada a circunstância já posta de que os verbos dos exemplos dados exigem a preposição "a" e reiterado o aspecto de que as siglas consideradas admitem artigo feminino antes de si, só se pode chegar aos seguintes resultados: I) "Ele escreveu à Petrobras"; II) "Ele dirigiu-se à OAB"; III) "Ele foi à CPI".

10) E, respondendo especificamente à indagação da leitora: nada impede que se venha a usar a crase antes de uma sigla, desde que preenchidos os requisitos normais para seu emprego.