COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Leitura Legal >
  4. O amigo secreto

O amigo secreto

domingo, 1 de janeiro de 2023

Atualizado em 30 de dezembro de 2022 09:53

O amigo secreto está na vida de cada um de nós. Às vezes, de verdade, outras por diversão. Basta chegar nesta época de final de ano que, mais do que apressadamente, vem a formação dos grupos de amigos. A denominação, no entanto, para celebrar a amizade, não é a correta. Primeiro, porque se é amigo, não pode ser secreto porque é algo que transcende a própria pessoa e vai se alardeando por todos os ventos. Segundo, mesmo que fosse amigo, qual a necessidade de fazer tamanha revelação? Cai melhor a definição do amigo do dia, ou o amigo oculto, ambas, temporariamente. Isto é, um amigo, dentre tantos outros, pertencente a um determinado grupo, onde todos se conheçam, irá receber um presente de outro amigo, de forma aberta, transparente, sem segredo.

Assim, neste clima de amizade, seja você quem for, agora é meu amigo, secreto ou não, pelo sorteio da vida. O meu presente consiste num cartão, desgastado pela tradição e escrito por inteiro, com as palavras ocupando todos os espaços, conforme você vai ler na sequência. Eu o enviarei como um bumerangue, que passa por você, despeja a carga nele contida, e retorna para mim. Seria egoísmo exagerado de sua parte ficar com tamanha fortuna.

Para o ano que se inicia, deixe a porta aberta para a entrada das boas novas e receba os votos de alegria, paz, saúde e prosperidade, que serão solenemente entregues pelos elfos e duendes, com suas músicas e danças festejando a beleza da vida. Faça uma colheita de todos os seus pensamentos e recicle aqueles que se destacaram quando retirados com a pinça do joalheiro, para que sejam aperfeiçoados. Você vai perceber que a repetição de velhas fórmulas faz com que você se perca definitivamente no labirinto de sua memória e enterre cada vez mais a Rosa de Drummond.

Não precisa rascunhar novo DNA e nem mesmo esmiuçar seu genoma. São imutáveis. Somente a vontade que existe dentro de você o torna superlativo. Explore seu potencial ainda envolto nos mistérios da vida e aposte todas suas fichas na paixão e emoção. Sem elas você não passa de um ser humano, meramente biológico, sem acesso à contemplação do belo. Ainda mais uma dica: abrace todas as fases de sua vida e viva-as intensamente. Se não guardar as cartas da juventude, não conhecerá um dia a filosofia das folhas velhas, profetizava Machado de Assis.

Finalmente, não se esqueça e nem confunda utopia com esperança. Apesar de antagônicas, celebram o convívio das antíteses. Salta aos olhos a disparidade e confirma que a vida é feita de contrastes. Uma se lança na descrição imaginativa de uma situação ideal, porém, jamais a ser atingida. A outra é arejada pelo persistente sentimento de alcançar a plena realização de um projeto fincado em propósitos inabaláveis.

Não passe a vida vendendo sonhos e nem os deixe gestando em banho-maria. Seja o verdadeiro protagonista do seu reality show. Proporcione a você mesmo a encenação do maior espetáculo do mundo: a vida!