COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Leitura Legal >
  4. A passagem da Páscoa

A passagem da Páscoa

domingo, 9 de abril de 2023

Atualizado em 6 de abril de 2023 13:29

Enquanto o ritual da Semana Santa permanece inabalável, seguindo rigorosamente o protocolo canônico, os cristãos revivem a Paixão de Cristo e comemoram a proposta de uma vida harmoniosa para a humanidade. A Páscoa, pela sua simbologia hebraica, significa "passagem", compreendendo a libertação do povo israelita da escravidão do Egito. Mais especificamente na cerimônia cristã, é a passagem da morte para a vida, retratada na ressurreição de Cristo. Et resurrexit!

A espiritualidade faz parte da essência do homem e enriquece sobremaneira a sabedoria humana. Não se trata de um quebra-cabeça a ser destrinchado, pois - apesar de seus momentos de angústia, aflição e desespero - a pessoa professa a fé e a esperança. Neste espaço deixa de transitar pelo seu universo vago e inicia conscientemente um novo ciclo, corrigindo a rota da sua vida. Enquanto as crianças se divertem com os ovos de Páscoa, os adultos firmam propósitos de carregar a esperança e com ela viver em sincronismo de espírito e corações, canalizando esforços para uma vida mais concentrada em objetivos viáveis.

Para que a travessia seja mais vibrante recomenda-se que cada um possa mirar o infinito e caminhar de braços abertos para sentir o milagre da vida, tão belo quanto curto e, ao mesmo tempo, pedir colo a Deus em agradecimento à grandiosidade do espírito humano, vocacionado para o infinito e a eternidade.

E, nesta linha de pensamento, com a sensibilidade peculiar de cada um, os parentes e amigos trocam cumprimentos voltados para o louvável progresso da humanidade. Quanto maior for a carga positiva dos votos, mais fecunda será a vida. É o efeito bumerangue em que se lançam os melhores cumprimentos que irão alcançar as pessoas destinatárias e, com sobras, atingem também o arremessador.

O pouco que for extraído será significativo para cada um e para todos, fortalecendo o espírito corporativo e edificando o altruísmo coletivo. Se o homem tiver a consciência de sua finitude será um construtor da obra duradoura que poderá legar ao próximo, ressuscitando as potencialidades do espírito e não vivendo como pequenos personagens no país imaginário de Lilipute, do romance Viagens de Gulliver.

Quando se diz Feliz Páscoa não representa um toque dado com a varinha mágica para canalizar e atingir um fim colimado. É, antes de tudo, um pacto de comprometimento social com apelo de construir a passagem humana pelas melhores veredas, buscando sempre a sintonia do homem com a humanidade e o encaminhamento para a perfeição. Daí que a guerra foge totalmente do padrão humano. Basta ver - e aqui se encontra a verdadeira solidariedade humana - com o início da pandemia, a humanidade, a uma só vontade, debruçou-se para, em tempo recorde, encontrar vacinas para a imunização global. Conseguiu e restabeleceu a saúde dos povos.

É uma verdadeira ação fertilizante que corrige a rota existencial, fazendo com que nasça no indivíduo a necessária disposição de renovar-se e reeducar o olhar para apreciar as belas coisas que se apresentam no dia a dia, com estímulos necessários para avançar nesta aventura maravilhosa chamada vida. E, acima de tudo, imbuído do melhor espírito cristão.

O renascer é o espírito que brota em cada um para que os novos passos sejam direcionados em busca de uma vida harmônica, em sintonia com o divino.