COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Marizalhas >
  4. A amizade: sentimento que está em falta

A amizade: sentimento que está em falta

sexta-feira, 16 de junho de 2023

Atualizado às 08:09

A amizade é uma necessidade do ser humano decorrente de sua característica de animal gregário que é.  Desta forma, possui a tendência de se relacionar que, por sua vez, provoca situações que criam uma dependência afetiva com outros seus semelhantes.  

Raros são os misantropos, os que se isolam e desejam a solidão como forma de vida. Na verdade, eu imagino que tais pessoas não se isolaram sempre. Um fato qualquer, uma forte decepção, um evento específico deve ter provocado aversão pela vida em sociedade e o seu consequente afastamento.

O cronista, aliás excepcional cronista e compositor, Antônio Maria, disse em relação aos seus amigos que eles "nunca se sofreram". No entanto, nem todos podem afirmar que nunca tiveram sofrimentos ou percalços em suas amizades. O fenômeno da amizade reflete a própria natureza humana, que apresenta uma carga de erros, desencontros, desacertos, próprios da falibilidade humana.  

Eu posso afirmar que tive e tenho inúmeras amizades que resistiram a incontáveis vicissitudes. Algumas delas, no entanto, foram rompidas. Não levo em conta as causas, muito menos os culpados, importa sim que elas, apesar de interrompidas, entraram no rol das minhas mais gratas recordações.

As experiências que tive no campo das amizades desmentem um outro grande jornalista, escritor e dramaturgo que foi Nelson Rodrigues. Para ele o amigo é "a desesperada utopia que todos nós perseguimos até a última golfada de vida". Eu posso afirmar que transformei a utopia em sonho e este em realidade. Tive e tenho amigos. Uns já se foram para o outro patamar. Como eu creio na perenidade daqueles que continuam a viver em nossa lembrança, eles para mim são imortais. Como disse o poeta, a morte é como a curva de um rio, só não se é mais visto.   

A amizade em regra não cobra retribuição e nem é egoísta. Ao contrário do amor que exige reciprocidade e exclusividade. É interessante a indagação que se faz vez ou outra, a respeito dos motivos que levam a se ter amizade por alguém.  Por que sentimos afeto por determinada pessoa?

Estou me referindo às amizades sem causa, aquelas que surgem sem que tenha havido algum motivo. A respeito dessa afeição instantânea fala-se, simbolicamente, em amor à primeira vista, diz-se que houve uma "química", uma recíproca atração, e coisas que tais. Aliás, todas essas expressões retratam uma tendência, uma inclinação recíproca entre duas pessoas. Essa simpatia não possui nenhuma base na realidade das coisas, ela decorre do instinto.

Ser amigo é aceitar o outro, como as suas características, defeitos, qualidades, sem nenhuma avaliação ética ou moral. Você pode sentir afeto por quem você não comunga das ideias, não concorda com o comportamento, por vezes recrimina, mas apesar disso você gosta e ponto final. Ser amigo não é fazer uma escolha padronizada, consoante um modelo preordenado, como se retirasse o amigo de um manequim, como um vestido ou um paletó. A amizade é sobretudo um acolhimento.  

Em resumo, ela simboliza a fraternidade, o amor que deve reger o relacionamento em sociedade. Todas as barreiras que nos separam uns dos outros podem ser superadas se os pressupostos da amizade estiverem presentes. Mesmo que não se queira a aproximação com alguém ou com um grupo é necessário que eles sejam respeitados, aceitos, tolerados.

Esses sentimentos representam a antítese da discriminação e da intolerância raivosas, odientas que infelizmente foram propagadas nos últimos anos e deixaram raízes que precisam ser removidas. Na verdade, nunca a amizade e a recuperação da essência do seu significado foram tão necessárias como atualmente.   

Não seremos amigos de todos ao mesmo tempo e nem em tempos diversos. Mas poderemos ter um olhar de compreensão, tolerância, complacência, aceitação, amizade, enfim amor, com todos e com tudo mesmo com os que mais se distanciam e diferem de nós. O afastamento  e a divergência não podem trazer a repulsa e a malquerença.