COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Porandubas Políticas >
  4. Porandubas nº 15

Porandubas nº 15

quarta-feira, 3 de agosto de 2005

Atualizado às 00:44

 

 

LIMPEZA DE ÁREA NA COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA

 

Semana passada, entre quarta e quinta feira, sumiu um computador (com CPU e outros equipamentos) da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados. Dizem que por esta Comissão passaram alguns membros "alvejados" pelas denúncias sobre mensalão, a partir do atual líder do PP, José Janene, que já a presidiu. Passou também por ela o deputado João Pizolatti, do PP. A Comissão é presidida, hoje, pelo deputado carioca Júlio Lopes, também do PP. Por que sumiu a CPU, quem teve interesse nisso? É a pergunta que se faz nos bastidores da Câmara. A Coluna notícia o sumiço em primeira mão.

 

SÓ MESMO O SEVERINO

 

Valdemar Costa Neto dá adeus ao mandato de deputado e à presidência do PL. Mas ninguém se iluda. Daqui a pouco, estará voltando à Câmara dos Deputados, beneficiado pelo artifício de uma renúncia que, em vez de ser considerada reconhecimento público de culpa, se transformará verdadeiramente em prêmio. Poderá se candidatar em 2006 e, como deputado de uma região que lhe dá votos às pencas (Mogi das Cruzes), voltará glorioso ao convívio parlamentar. Só não era esperado que fosse aplaudido em cena aberta por ....logo quem..... Severino Cavalcanti, presidente da Câmara dos Deputados, que não apenas elogiou a coragem valdemarina como garantiu que o povo a ele não faltará. Em suma, o culpado sai como herói. E a culpa merece as homenagens do terceiro homem público na escada de sucessão presidencial, Severino. Já imaginaram se Lula e José de Alencar, por algum motivo, estivessem fora do circuito presidencial? O Brasil não merece passar por tanta vergonha.

 

O CAMPO MAJORITÁRIO FERIDO

 

José Genoino, José Dirceu, João Paulo, prof. Luizinho e os capachos Delúbio, Silvio Pereira, Marcelo Sereno e mais alguns se retiram da cena principal do PT. Integravam o campo majoritário. Tarso Genro é o candidato desta ala à presidência do partido. De longe, é o melhor quadro do PT. Intelectual, preparado, modesto, sem arroubos de arrogância. Tem seus pecadilhos, entre eles o de ter feito campanha, no passado, pela renúncia de FHC. Só pelo fato de reconhecer que o PT tem culpa em cartório, já merece o respeito. E não nega que o campo majoritário está profundamente ferido. Pode não suportar as querelas e disputas internas e se retirar da liça. Até porque, como qualquer estrategista, tem fôlego de gato, mas não tem vocação de suicida.

 

MARTA SONHA ÀS ESCONDIDAS

 

Marta Suplicy joga às escondidas. A crise do PT derrubará muita gente. Marta, porém, até se beneficia. Se passar no teste das contas da Prefeitura, em São Paulo, poderá se habilitar novamente à Prefeitura. Deixará a disputa ao governo do Estado para Aloizio Mercadante, pois prospecta o violento tiroteio que se prepara contra o PT, na campanha paulista do próximo ano. Resguarda-se. Se José Serra sair para uma eleição presidencial, será uma forte candidata ao cargo de prefeita. Caso Serra continue, estará se preparando para enfrentá-lo mais adiante. Claro, se a imagem do tucano estiver corroída. Marta pode, ainda, disputar um mandato de deputada federal. É a opção mais tranqüila.

 

BORBA QUEIMADO

 

O PMDB assiste na moita a escalada da crise. As duas bandas do partido não querem participar da fogueira. O ex-líder do PMDB, o deputado José Borba, até o momento, é o único integrante da sigla com possibilidade de ser cassado. As duas bandas já se convenceram que Borba não tem salvação. Se não renunciar, ficará próximo da cassação.

 

MEIA PIZZA

 

Uma pizza gigante apresenta cerca de 50 a 60 fatias. Uma pizza média, entre 15 a 20 fatias. E uma pizza pequena abriga entre 8 a 10 fatias. Pois bem. O fogo está quente, mas a massa que está sendo preparada está mais para uma pizza média do que para uma pizza gigante. Se a combinação for para se repartir uma pizza pequena, a sociedade reagirá com uma baciada de ovos nas caras dos pizzaiolos. O forno das CPIs está esquentando a massa.

 

DIRCEU VAI ATÉ O FIM

 

Dirceu é um guerrilheiro. Sabe usar todo tipo de arma. E sabe também atirar no escuro. É o que começou a fazer no Conselho de Ética. Renúncia não é com ele. Se cair, baterá em muitos. E não se pense que vai deixar Lula na fogueira. Tem identidade afinada com a hierarquia. Mas, pelo andar da carruagem, deverá, ao final, ser queimado na fogueira. Aventou a possibilidade de ser cassado, ao dizer que prefere isso a renunciar. Mais ainda: adiantou a tese da defesa, ao dizer que os episódios ocorreram durante o período em que era ministro. Não era deputado. Assim, irá exigir respeito às leis. É uma estratégia.

 

CONTRADITÓRIO

 

O ex-chefe da Casa Civil rateou em alguns momentos. Ora, dizia que, como ministro, afastado do PT, não sabia dos empréstimos tomados para o partido. Ora, recitava com pleno domínio os recursos do partido, inclusive os seus débitos. Ora, dizia que, como ministro, não era o responsável pela costura política entre partidos. Assim, não foi o personagem central da articulação entre PT e PTB. Não acompanhou essa articulação, que implicava a entrega de R$ 20 milhões ao PTB pelo PT. Mas todas as indicações de partidos passavam pela Casa Civil. Ou seja, não fazia acordos, mas era a pessoa por quem passavam os acordos. Argumento frágil, quando se sabe que a missão precípua de Dirceu, em certo momento, era fazer articulação política, na esteira da qual saíam os cargos exigidos pelos partidos.

 

__________