COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Porandubas Políticas >
  4. Porandubas nº 772

Porandubas nº 772

terça-feira, 9 de agosto de 2022

Atualizado em 10 de agosto de 2022 07:58

Abro a coluna com Belém do Pará.

Socorro, socorro!

João Botelho, candidato a prefeito de Belém, passou o dia inteiro anunciando um comício, à noite, na praça Brasil. Chegou na praça, não havia ninguém. Será que estou no lugar errado? pensou. Será que não estou enganado? Perguntou ao assessor.

- Não houve engano não, deputado, a praça é esta mesma.

Foi ao bar mais perto, pediu dois caixotes de madeira, pôs no centro da praça, subiu e passou a berrar alucinado:

- Socorro, Socooorro, Socooooooorro!

Correu gente de todo lado para ver o que era. Plateia arrumada, Botelho começou o comício:

- Socorro para um candidato...

E fez o comício.

Panorama

Secos & Molhados

A primeira-dama

A campanha ganha um tom messiânico com a entrada da primeira-dama, senhora Michelle Bolsonaro, na narrativa eleitoral. Segundo suas palavras, o Palácio do Planalto já foi consagrado aos demônios antes da posse do marido. Agora, é consagrado ao Senhor Jesus.

Os evangélicos

Os homens evangélicos dão mais apoio ao presidente Bolsonaro que as mulheres. A primeira-dama entra no discurso eleitoral até para aumentar o bolsão de votos do marido. O discurso místico pode pegar.

O coronel das fake news

O presidente do TSE tirou um coronel que fazia parte do grupo de análise do processo eleitoral por constar o comprometimento do militar com a propagação de fake news. O coronel do Exército, Ricardo Sant'Ana, será substituído. Por essas e por outras é que o conceito das Forças Armadas decresce junto à comunidade nacional.

Bolsonaro cresce

Nas últimas semanas, o candidato Jair Bolsonaro deu sinais de acrescimento. No Sul e no Centro-Oeste, lidera e aumenta sua distância para Lula. No Sudeste, situação estável. Lula cresce no Nordeste. Projeção deste analista: quando o impacto do Auxílio Brasil, Vale Gás e grana eleitoral chegar às bases, a tendência será a de diminuição da distância entre principais concorrentes. Olhem para minha velha equação: BO+BA+CO+CA= Bolso, Barriga, Coração, Cabeça.

Mais um nome

Acredita-se que um terceiro nome cresça até dia 15 de setembro. De qualquer maneira, a campanha deverá pagar ingresso para o 2º turno. A não ser que o Senhor Imponderável nos visite.

Triângulo das Bermudas

Formado por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, o Triângulo das Bermudas será o decisor da campanha. Os três somam cerca de 65 milhões de votos. Mais de 40%. Minas Gerais, sabe-se, é a antessala do país.

São Paulo

Este analista continua apontando o governador tucano, Rodrigo Garcia, como o mais provável vencedor da contenda paulista.

Goiás

Ronaldo Caiado lidera com folga o pleito em Goiás. Será difícil desbancá-lo.

Ciro Gomes

Com a missão da mulher - de suavizar sua imagem - Ciro Gomes promete deixar a esfera política, caso, mais uma vez, perca a eleição. Política, sabe-se, é cachaça. E caminha como o vento, fazendo-se e se refazendo.

Faria Lima

A avenida tornou-se referência de empresários e banqueiros. Tinha pavor de Lula. Hoje, um medinho. Mas Bolsonaro também não é seu candidato dos sonhos. Por isso, a depender dos protagonistas finais, os habitantes da Faria Lima fariam os gestos dos três macaquinhos: não vi, não ouvi, não falei. E apertam a tecla.

Os manifestos

Se a democracia depender de manifesto, a nossa estará salva. Há uns cinco a seis manifestos na mesa das assinaturas. De qualquer forma, trata-se de anseio da sociedade. Considero-os como manifestações da democracia participativa.

Gestão histórica

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Emmanoel Pereira, foi outorgado com a medalha, o troféu e o diploma Raymundo Faoro por sua "trajetória valiosa para a história da Justiça em nosso país". Uma trajetória de mais de 20 anos. Palavras do presidente nacional da OAB, Beto Simonetti: "Aqueles que ostentam essa insígnia têm deveres indeléveis para com a cidadania". Lembrou que há mais de um 1,3 milhão de advogados distribuídos em todos os municípios.

Abertura

O ministro Emmanoel Pereira faz uma gestão histórica, caracterizando-se pelo esforço em buscar maior aproximação com os mais diversos setores da sociedade, nesse momento de debate sobre a pluralidade e a inserção de grupos organizados na textura institucional.

A organicidade social

Minhas homenagens a setores da sociedade organizada.

Os pais

Comemora-se, domingo próximo, o Dia dos Pais. A coluna solidariza-se com todos os pais, desejando que mitiguem suas aflições na paz da harmonia familiar. Vivemos tempos de sofrimento, medo, angústia, desemprego, temor pelo dia de amanhã. Haverá, sempre a brilhar, uma estrela no alto. Que mirem em seu brilho e façam da subida da montanha a vontade de superar todos os obstáculos. Escreveu Eliot: "somente aqueles que se arriscam a ir longe, sabem aonde podem chegar".

Os famintos

A cada dia, lemos estatísticas volumosas sobre a expansão da fome no país. Beiram os 35 milhões os contingentes jogados para os últimos degraus da escada social. Famintos se multiplicam nas ruas das metrópoles. A estética social se apresenta com imensos vazios, onde morrem de inanição os desvalidos.

Os moradores de rua

Afora os contingentes nomeados pelas estatísticas, há numerosos grupamentos sem identidade. São os moradores de rua, que perambulam de um lado para outro, sem saber se continuarão vivos mais tarde ou amanhã. Que sejam levados à mesa do consumo.

Os filhos desgarrados

Milhares de jovens retiram-se do aconchego familiar por não conseguirem escapar da força das circunstâncias. Desgarram-se de pais e mães e passam a habitar o espaço das drogas e da criminalidade. O futuro de uma Nação lhes fecha as portas. O Estado não se mostra capaz de puxá-los para a convivência social. Que triste.

Os políticos

Perdem força, mancham o conceito, passam a ser malvistos pela sociedade. Daí a necessidade de permanente interação com suas bases eleitorais. Cumpram compromissos, façam propostas que podem ser executadas, não façam da política profissão e, sim, exerçam a política dentro do ideário aristotélico, missão a serviço do bem comum.

As mulheres

Eixo matricial da sociedade. Coluna vertebral do lar. Educadoras, orientadoras, acolhedoras, mães que dedicam o melhor de suas vidas para engrandecimento dos filhos. Os homens devem juntar esforços para que as mulheres ascendam ao mesmo patamar que eles na vida profissional. Basta de violência contra as mulheres. O feminicídio cresceu no país. Um atraso na régua civilizatória. Nenhuma Nação alcança a plenitude dos valores democráticos sem a parceria central da mulher.

Os profissionais de imprensa

No compromisso em produzir e divulgar matérias de significação social, são, às vezes, incompreendidos, maltratados, desprezados. Exercem uma missão de relevo. Quanto mais a sociedade seja informada, e bem informada, mais sentimento cívico, mais integração ao propósito de construir uma grande pátria. O momento sugere a busca da verdade. Doa a quem doer.

Os "teleguiados"

Infelizmente, em ciclos de crise, expandem-se as redes de boatos, falsidades, rumores, que contam com alas e núcleos de pessoas "teleguiadas", a serviço da mentira. Urge identificar tais grupamentos e levá-los aos caminhos da Justiça para que a sociedade, como um todo, possa saber os pontos de ruptura na teia da verdade.

As classes médias

Desempenham um papel central na disseminação das informações e no enchimento do balão da opinião pública. Exercem a função que tem uma pedra jogada no meio da lagoa. Essa pedra forma ondas que vão rolando até as margens. Ou seja, as classes médias jogam suas crenças tanto para o alto, o topo, quanto para a base da pirâmide social. Daí a necessidade de enxergar e interpretar suas demandas e expectativas.

Os empresários

Cumprem a missão de empreender ações, projetos, programas para a grandeza do país. Em instantes de turbulência social, devem ter o bom senso de priorizar as ações que correspondam aos desejos e motivações da sociedade. Evitando, assim, abrirem o bolso para financiamento de projetos nocivos ao bem-estar coletivo.

Os trabalhadores

Gigantesca base em que se assenta o edifício social, os trabalhadores são a maior riqueza de uma Nação. A eles deve ser voltada a ação político-parlamentar, sob a crença de que constituem o fermento das massas. E, assim, são os detentores do poder da representação política. Originários de todos os espaços, raças, gêneros e categorias profissionais, os trabalhadores contribuem para elevar o país ao patamar da Nação.

Fecho a coluna com Guimarães Rosa.

As relações de Rosa

Guimarães Rosa, o grande escritor mineiro, prezava o que chamava de 'Relações Exteriores', ou seja, suas relações pessoais com terceiros. O velho Rosa alinhava as normas de sua 'mineirice', dentre as quais Zé Abelha nos brinda com essas:

"Combater a expansividade, em todas as suas formas. De uma maneira geral, é preciso guardar silêncio."

"Dominar todos os impulsos. Não comunicar notícias, não transmitir novidades."

"Never explain, never complain". (Nunca explicar, nunca se queixar)

"Não ser afirmativo (dogmático) nem demonstrativo (explicativo)."

"Não expressar nunca as nossas impressões, especialmente as que resultam das conversações que ouvimos."

"Cada exclamação, cada palavra, cada gesto - conservador - aumentam nossas reservas."

"Moderar todos os movimentos expressivos e dar apenas mui ligeiras mostras de emoção, surpresa, alegria, descontentamento."