COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Porandubas Políticas >
  4. Porandubas nº 823

Porandubas nº 823

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Atualizado às 07:58

Qual a identidade do governo Lula, após nove meses de administração do país? A coluna pretende, na primeira parte, fazer uma leitura de sua índole, permanecendo na esfera qualitativa, não se detendo, portanto, na análise de cifras. Na segunda parte, raspo o tacho.

  • Parte I

O espírito do governo I

O terceiro mandato de Lula sinalizava uma retomada do traçado petista, com a visão socializante do PT e sua inserção na margem esquerda do arco ideológico. Mesmo levando em consideração as mudanças na fisionomia geopolítica dos países na contemporaneidade, apostava-se que o lulopetismo haveria de fincar estacas profundas na vida do país, em sua volta triunfal ao centro do poder.

O espírito do governo II

Mas, ao pisar no terreno da realidade nua e crua de uma Nação que tem mostrado intensa busca por resultados, não se deixando enganar por muito tempo, o novo mandatário desloca-se, sem sobressaltos, para o centro do arco. Deixou à distância protagonistas importantes da fase ideológica do PT, puxou outros para o meio do palco, faz alianças com blocos oportunistas e utilitaristas da política e montou um programa que parece satisfazer a gregos e troianos.

O espírito do governo III

O PT, evidentemente, teve que amainar o seu discurso. Garantiu o naco principal do bolo, ao ganhar as pastas no entorno do presidente, aquelas localizadas no Palácio do Planalto, e os comandos decisivos das ações administrativas. Não levou tudo que pediu, daí os reclamos que continua a fazer para abocanhar fatias gordas dos programas. O fato é que o espírito do governo exibe um posicionamento no campo de centro-esquerda, apesar de muitos discordarem dessa visão quando se faz uma leitura de perfis de um grupo de ministros, todos eles ligados ao que se pode designar como o território conservador-patrimonialista-personalista.

Lula, palanque e gabinete

Luiz Inácio Lula da Silva não abandonou o palanque. Porém, agora, sobe em palanques mais grupais. Nos tempos idos dos palanques do ABC paulista, Lula expressava contundência, agressividade. Era o João Ferrador, personagem criado pelo jornalista Antônio Félix Nunes para apresentar as reivindicações dos trabalhadores na Tribuna Metalúrgica, jornal do sindicato. Ao driblar a censura que o regime militar impunha à imprensa, o personagem era o porta-voz dos trabalhadores. O seu bordão mais conhecido era: "Hoje eu não tô bom". O tempo voa. Lula, agora, faz manifesto com Joe Biden, presidente dos EUA, com pauta comum em defesa dos trabalhadores. O palanque aberto ficou menor, as massas cederam lugar a grupamentos setoriais.

Novos tempos

O fato é que Lula apressa-se para se adaptar às novas realidades. O chão de fábrica está bem organizado. As greves sumiram. As reivindicações são feitas por lideranças. A sociedade brasileira é exemplo de organicidade social. A luta de classes dá lugar ao diálogo entre patrões e empregados. Lula compreende a nova dinâmica e procura interpretar o fenômeno. Vez ou outra comete a asneira de resgatar antigos bordões. É lembrado sobre a inconveniência e refaz o dito no dia seguinte. Sem admitir que errou. Isso ele nunca admite. Andando nas curvas e retas de estradas mais largas, o comandante-em-chefe tenta se equilibrar.

Os ministros

Não se pode dizer que o maxistério de Lula seja um todo uníssono. São ilhas de um arquipélago, cada qual com sua vegetação. E ponha grama nesses territórios fragmentados... A Casa Civil, chefiada pelo ministro Rui Costa, tenta apitar o jogo. E evitar que os jogadores queiram aparecer muito. Tem sido difícil coordenar as ações. Ministros correm atrás de recursos. O verbo é para liberar a verba. E usam o cargo para administrar seus feudos.

O Parlamento

O Congresso quer convalidar as decisões. A seu modo. A reforma tributária anda a passos de caranguejo. A reforma administrativa vai para as calendas. Existe proposta? A minirreforma eleitoral é um arranjo para driblar os apertos do TSE. Rodrigo Pacheco se mostra contrário à reeleição para o Executivo, enquanto ensaia apoio ao senador Davi Alcolumbre para substituí-lo. Arthur Lira quer fazer de Elmar Nascimento, deputado do União Brasil, da Bahia, seu sucessor no comando da Câmara. A conferir com um olho no conjunto de parlamentares que vota com a mão pedindo verba.

Poder Judiciário

O Poder Judiciário vive momentos de má fama. Entrou no vocabulário das imprecações. Nos próximos dias, o preparado ministro Luís Barroso assumirá o comando do STF, sucedendo Rosa Weber. Promete todo seu esforço para resgatar a era de confiança na Corte, sob o império da segurança jurídica. O Supremo carece mesmo de ampla e intensa campanha para recuperar seu respeitado papel constitucional.

A direita

O país sinaliza leve inclinação para a direita, com a banda que perdeu as eleições procurando se organizar nos Estados e municípios para garantir uma grande bancada de prefeitos e vereadores em 2024. Bolsonaro não tem estofo para correr o país no esforço de mobilização que o PL e adjacentes precisa desenvolver. As cartas começam a ser jogadas. Seu desempenho dependerá das próximas decisões do Judiciário sobre sua atuação. Será preso? Mesmo preso, será forte cabo eleitoral. E Michelle, a pastora? Também estará nas ruas. O PL poderá bancar os movimentos do casal. Está com o cofre cheio.

Classes médias

Para onde caminharão as classes médias, com seu poder de fogo? Elas exercem o poder da pedra no meio do lago, ou seja, o poder de criar pequenas ondas que correm até as margens. As classes D e E serão influenciadas pelas classes B e C. Tudo vai depender dos resultados do governo Lula.

A esfera internacional

Lula inscreve o país na moldura internacional. O Brasil passa a ser ouvido. O discurso é bom. Mas há certas contradições. A sustentabilidade ambiental ganha manchetes, mas a busca de petróleo na foz do Amazonas, com que o governo Lula acena, compromete o ideário defendido na ONU.

O bem-estar

Como está o Produto Nacional Bruto do Bem-Estar Social em nove meses de governo? Aumentando ou diminuindo? Cada qual com suas conclusões.

As redes sociais

Serão o termômetro do clima ambiental e do estado de espírito dos grupamentos sociais nos próximos tempos.

  • Parte II

Raspando o tacho

- Lula será operado do quadril nessa sexta-feira. Passará um mês no estaleiro do Palácio do Alvorada. Cirurgia bem dominada pela medicina. Haja despacho, com correntes de ministros entrando pelos portões do Alvorada. Enxurrada de imagens.

- Murilo Hidalgo, do instituto Paraná Pesquisas, manda pesquisa que mostra, em Santos, a seguinte posição para a prefeitura, em 2024: Rosana Valle, com 34,4%; Rogério Santos, com 24,7% e Telma de Souza, com 17,8%; Ivan Sartori, com 3,9% e Débora Camilo, com 3,4%/. Num segundo cenário, Paulo Alexandre Barbosa tem 40,0% e Rosana Vale, 28,9%, enquanto Telma de Souza tem 12,6%, Ivan Sartori, 3,7% e Débora Camilo, 2,7%.

- O uso de aviões da FAB pelos ministros e assessores bate recorde. Fins de semana de lazer e ócio.

- Aperta-se o cerco ao ex-presidente Bolsonaro.

- O calor excessivo bate recordes no país. El Nino não perdoa. Primavera quentíssima. Verão de pegar fogo.

- Forças Armadas com prestígio abalado. Urge resgatar sua imagem constitucional.

- Zelenski, da Ucrânia, vive seu inferno astral. Parceira, a Polônia, puxou sua orelha. OTAN se retrai.

- Trump passa Biden nas pesquisas mais recentes. Cada povo com suas loucuras.

- Armênia sob o pano de fundo de grandes tragédias.

- O extremista argentino de direita, Javier Milei, ameaça ganhar a eleição, no primeiro turno, em 22 de outubro próximo.

- General Augusto Heleno, ex-poderoso ministro do GSI, garante "nunca ter discutido assuntos políticos com subordinados".

- Copom sinaliza: redução de 0,5% na taxa de juros, conforme ata da última reunião.

- Bancada evangélica se prepara para atuação mais firme a favor de pautas conservadoras.

- Moraes vota para condenar mais cinco réus do 8/1 a penas que variam de 12 a 17 anos.

- Gasolina sobe e prévia da inflação atinge 5% em 12 meses.

Fecho a coluna com Tancredo Neves.

Conchavo

Premido pelos casuísmos, Tancredo Neves foi obrigado a fundir o seu PP com o MDB de Itamar. Alguns pepistas pularam do barco e protestaram alegando conchavo. Tancredo foi curto e seco: "Conchavo é a identificação de ideias divergentes formando ideias convergentes". O sábio tinha razão. Há curvas que desembocam em retas.