COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Porandubas Políticas >
  4. Porandubas nº 829

Porandubas nº 829

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Atualizado às 08:08

Abro Porandubas com o Barão de Itararé

Pérolas

- Cobra é um animal careca com ondulação permanente.

- Tudo seria fácil se não fossem as dificuldades.

- Sábio é o homem que chega a ter consciência da sua ignorância.

- Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos conhecem.

- É mais fácil sustentar dez filhos que um vício.

- A esperança é o pão sem manteiga dos desgraçados.

- Adolescência é a idade em que o garoto se recusa a acreditar que um dia ficará chato como o pai.

- O advogado, segundo Brougham, é um cavalheiro que põe os nossos bens a salvo dos nossos inimigos e os guarda para si.

- Senso de humor é o sentimento que faz você rir daquilo que o deixaria louco de raiva se acontecesse com você.

- Mulher moderna calça as botas e bota as calças.

- A televisão é a maior maravilha da ciência a serviço da imbecilidade humana.

- Este mundo é redondo, mas está ficando muito chato.

------------------------------------------------------------------------------------

Na primeira parte da coluna, tentarei esboçar os movimentos e tendências que se farão presentes na paisagem institucional brasileira nos próximos tempos.

Parte I

O desenho institucional

1. A consolidação de polos ideológicos

O país mostra-se exaurido do velho debate entre perfis. O individualismo sinaliza arrefecimento, com menor ênfase nas qualidades e defeitos dos fulanos, beltranos e sicranos. Não significa que entraremos, de imediato, nos polos ideológicos, e sim que começaremos a adentrar no terreno da racionalidade, abrindo campos doutrinários e ideológicos, ganhando clareza na defesa de posições de esquerda, direita e centro. O país tende a desfraldar bandeiras no campo da ideologia.

2. Economia sob o cabresto da política

A política tende a guiar a locomotiva, puxando os carros do trem, a partir do vagão da economia. O Parlamento redescobre seu poder de mexer no orçamento, fazendo manobras, exigindo recursos, emendando peças orçamentárias e, dessa forma, influenciando os rumos econômicos. Significa que o país passará a vivenciar com mais (ou menos) conforto, a depender da panela de pressão da economia. Esta vazará seu vapor no ritmo e na forma da política. Em suma, o fôlego social dependerá da vontade política dos representantes.

3. Polarização lulopetismo x bolsonarismo na esteira da economia

A efervescência que tem caracterizado o debate entre o lulopetismo e o bolsonarismo tende a arrefecer, mas sua intensidade ficará sob o guarda-chuva da economia. Caso a situação seja saudável, com impactos positivos na sociedade, o apoio ao governo será maior, sendo verdadeira a recíproca. Se as condições econômicas apertarem o bolso do consumidor, voltaremos ao estágio de acirramento de tensões. A economia ditará o tom da orquestra social. Afinada, a harmonia se estabelece. Desafinada, a efervescência se imporá. Como a política influenciará a economia, o espírito do tempo sairá das cúpulas côncava e convexa do Parlamento.

4. A intensificação da organicidade social

É possível enxergar o papel dos grupamentos sociais na tessitura institucional. A sociedade parece esgotada com as promessas não cumpridas pela representação política, o que faz lembrar a expressão de Norberto Bobbio, quando escreveu sobre as promessas não cumpridas pela democracia. Significa que a sociedade se afasta do poder tradicional - os representantes - para criar novos polos de mando e influência, presentes na miríade de organizações não governamentais. Há, no Brasil, cerca de 815 mil Ongs. Que acolhem pleitos de grupos, setores, áreas, núcleos, encaminhando-os aos representantes políticos.

5. A pressão centrípeta (das margens)

A organicidade social forma um rolo compressor, a partir das margens da pirâmide social, para fazer pressão junto ao poder público central. Trata-se de uma ferramenta poderosa, a pressão centrípeta, que age a partir das margens para Brasília, carregando suas demandas e dando vazão à sua locução. Nesse ponto, juntam-se às forças do meio da pirâmide, resultando daí uma fabulosa onda de reclamos e reivindicações.

6. O poder das classes médias

As classes médias serão determinantes no processo de formação de opinião pública. Funcionam como pedras jogadas no meio da lagoa: seu impacto na água cria ondas que, em fluxo contínuo, correm até as margens. Significa que a tuba de ressonância da OP (Opinião Pública) será tocado pelas classes médias. O topo da pirâmide também recebe os inputs do meio, portanto, as classes médias também influenciam as elites, a par das classes D e E.

7. A força do regionalismo

Observa-se, nos últimos tempos, a emergência do regionalismo, que fala alto, cobra e exige participação na mesa do poder federal. Os Estados parecem despertar do sono letárgico que, por décadas, os têm deixado distantes do poder executivo federal. Expõem seus problemas, clamam por fatias maiores do orçamento, exigem mais colaboração dos representantes regionais, enfim, querem dizer presença no processo decisório.

8. Obediência às funções dos poderes

Após uma temporada de tensões entre os Poderes, com maior ênfase entre os Poderes Legislativo e Judiciário, descortina-se uma era de harmonia, com respeito aos limites funcionais de cada instituição. Na verdade, o que tem ocorrido fez e faz bem à democracia, conforme as lições do constitucionalista Michel Temer, que não enxerga crise entre Poderes, mas tão somente a disposição do Judiciário de dar respostas às demandas que lá chegam. Sob essa interpretação, a vida institucional tende a ganhar maior equilíbrio e harmonia.

9. O profissionalismo das forças armadas

As Forças Armadas, após vivenciarem um ciclo de polêmica participação de seus quadros na vida política, entram em refluxo, intensificando o profissionalismo, assim respondendo às críticas que têm sofrido. Haverá participação de militares na vida política, sim, mas dentro dos parâmetros estabelecidos por dispositivos legais, como a proibição de quadros da ativa na participação da agenda eleitoral. A cúpula das Forças está comprometida com o resgate da boa imagem da instituição.

10. Discurso eleitoral com foco em doutrina

Os pleitos eleitorais serão desenvolvidos sob o debate mais focado em doutrina, significando a exposição de propostas temáticas em detrimento dos traços pessoais de candidatos. Dessa forma, o discurso eleitoral tende a absorver matiz doutrinária, com clarificação sobre temas da atualidade, defesa da pluralidade de gêneros, aborto, privatização, marco temporal para as terras indígenas, reformas do Estado, entre outras temáticas.

11. A segurança pública como prioridade

A segurança pública subirá no ranking de prioridades, exigindo ações mais profundas do Estado, com foco na eliminação dos grupos de milícias e na contenção das formas de bandidagem. As fronteiras serão mais policiadas, com o duro combate ao contrabando.

12. O espraiamento do ambientalismo

O discurso ambiental continuará a ganhar espaço e a preservação do meio ambiente será uma bandeira desfraldada por todo o território nacional. Os cuidados ambientais terão reflexo na projeção da imagem do Brasil no mundo.

II Parte

Raspando o tacho (notas sobre a Conjuntura)

- Os governos que tocam a flauta da privatização encontram forte resistência de grupamentos parlamentares, como o governo Tarcísio de Freitas. O apagão que deixou São Paulo sem energia durante 5 dias tem sido um argumento contra a privatização de serviços públicos. A Enel é o alvo do tiroteio.

- As pautas econômicas entram na agenda de Rodrigo Pacheco e Arthur Lira.

- Lula está demorando para indicar nomes para o STF e para a PGR. Pressões de todos os lados deixam-no em dúvidas.

- Janja quer um gabinete no Palácio do Planalto. Ora, que seja dado. Ela é o termômetro de Lula.

- O mundo, com as guerras da Ucrânia/Rússia e Israel/Hamas, ficou mais próximo da morte. A banalização do Mal.

- O governo Lula chega ao fim de ano com desgastes maiores que os previstos. A taxa de aprovação tem diminuído.

- As listas de saída de estrangeiros na faixa de Gaza não têm contemplado a última leva de brasileiros. A 5ª lista saiu e, mais uma vez, o Brasil não foi contemplado. Celso Amorim, o assessor especial/internacional do Governo, está muito chateado. Não tem explicação a dar.

Pérolas

Fecho a coluna com pérolas do Enem

- A harpa é uma asa que toca.

- O vento é uma imensa quantidade de ar.

- O terremoto é um pequeno movimento de terras não cultivadas.

- Os egípcios antigos desenvolveram a arte funerária para que os mortos pudessem viver melhor.

- Péricles foi o principal ditador da democracia grega.

- O problema fundamental do terceiro mundo é a superabundância de necessidades.

- A unidade de força é o Newton, que significa a força que se tem que realizar em um metro da unidade de tempo, no sentido contrário.

- Lenda é toda narração em prosa de um tema confuso.

- O nervo ótico transmite ideias luminosas ao cérebro.

- A febre amarela foi trazida da China por Marco Polo.

- "O pobrema da amazônia tem uma percussão mundial. Várias Ongs já se estalaram na floresta."

- "A amazônia é explorada de forma piedosa."