COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Porandubas Políticas >
  4. Porandubas nº 165

Porandubas nº 165

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Atualizado às 09:15

FILOSOFANDO...

Comecemos a Coluna com um pensamento e um lema :

"Dedica-se a esperar o futuro apenas quem não sabe viver o presente". Sêneca

Lema para um tempo cheio de carências : "não peço a Deus que me dê, mas que me ponha onde haja".

OBAMA, A ESPERANÇA

Barack Obama é o mensageiro da esperança contra o medo. É a ponte para o diálogo. O porta-voz das minorias, dos jovens, dos oprimidos. É a busca de novos caminhos. O mundo tem carência de líderes. Obama vem preencher este espaço. Quer que os EUA saiam do Iraque. Quer dialogar com Cuba. Pode dialogar com o Irã. Sangue anglo-saxão misturado a sangue africano. Enfrentará um país em crise. E um mundo cheio de interrogações. Este escriba deseja de todo o coração : que a esperança vença efetivamente o medo. Sem mensalões que possam atrapalhar o sonho.

AÉCIO EM MOVIMENTO

Aécio Neves, nem bem se fecharam as urnas, se apressou a colocar a carruagem nas ruas. Ligou para Michel Temer, presidente do PMDB, marcando um papo para botar a conversa em dia. Neves tem um olho no norte, outro no sul; o braço direito acenando gestos de chegada; o braço esquerdo exibindo gestos de saída. O corpo permanece inteirinho sobre o muro. Como compete a um bom tucano.

A CRIATIVIDADE

Quando o armênio Tigrane, instalado sobre uma colina com 400 mil homens, viu avançar o exército romano que não contava mais de 14 mil, ficou muito bem-disposto e soltou o verbo : "Para embaixada é demais, para combate é de menos". Antes do pôr-do-sol, o pequeno exército romano infligiu uma derrota, com enorme carnificina, ao gigantesco exército armênio. A arma : criatividade.

TORTURA E TERRORISMO, CRIMES IMPRESCRITÍVEIS ?

A tortura é crime imprescritível. A tese é defendida pelo ministro da Justiça, Tarso Genro. Endossada pela ministra Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil. Já a Advocacia-Geral da União diz que os crimes de tortura, praticados entre 1964 e 1985, foram perdoados pela Lei da Anistia. Lula teria avocado para si a decisão sobre a questão. Que compete ao Poder Judiciário. O presidente do Supremo Tribunal, ministro Gilmar Mendes, já adiantou a opinião : crime de tortura não prescreve. Mas adiantou : terrorismo também é crime imprescritível. Logo, o tema se presta a ideologizações e politizações, ganhando a dimensão de uma "questão de duas faces". Empate no jogo.

KASSAB EM MOVIMENTO

Gilberto Kassab é um político que sabe aparar arestas. Nem bem as camadas do pleito paulistano se acomodaram, já correu ao Palácio do Planalto. Foi bem recebido por Lula. A quem pediu verbas para o metrô, deslocamento do CEAGESP para um espaço próximo ao Rodoanel Mário Covas e, ainda, a cessão do Campo de Marte, para onde tentará espichar o complexo de lazer do Anhembi. O prefeito começa a alargar as estradas do futuro.

A LIÇÃO DE GERDAU

Jorge Gerdau é um empresário de muita crença. Parcela de seu tempo é dedicada à defesa de temas nacionais de alta relevância. Reuniu, neste início de semana, um grupo de 90 fortes empresários, sob a bandeira da Ação Empresarial, movimento que desfralda as bandeiras do empreendedorismo nacional. Do alto de sua simplicidade (atenção para este valor, senhores) discorreu sobre prioridades : fluxo financeiro para as empresas; reformas estruturais - tributária, trabalhista, previdenciária; competitividade sistêmica (redução de custos, prorrogação de impostos, melhoria da gestão para incentivar os investimentos); marcos regulatórios e agências reguladoras e Terceirização.

A LIÇÃO DE PALOCCI

O deputado Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda, discorreu sobre a crise financeira. Mostrou como o Brasil pode suportar a crise. Incentivou o empresariado a se unir e a desenvolver um forte sistema de interlocução e articulação. Alertou grupos que queiram tirar partido e ganhar dinheiro em cima das carências de outros. Pela voz de Pallocci, o país desenvolveu uma condição sistêmica para enfrentar a crise com resistência. Animou a platéia.

O DESAFIO DE CHINAGLIA

O presidente da Câmara Federal, Arlindo Chinaglia, ao contrário do tipo irritadiço - pecha que alguns lhe atribuem - foi muito afável. Surpreendeu ao desafiar o núcleo da Ação Empresarial : "mandem uma Carta para o presidente da Câmara com os temas de alta prioridade". Ele se comprometeu a discutir o documento com os líderes dos partidos. E a votar uma pauta mínima ainda este ano.

O DESAFIO DE GARIBALDI

O senador Garibaldi Alves, sempre bem humorado e perspicaz, na mesma linha de Chinaglia, prometeu convocar o senador Aloizio Mercadante, presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, para apressar as questões prioritárias pertinentes à pauta empresarial. A depender do Congresso, as reivindicações provenientes do empresariado serão bem-vindas. O porém é que atrapalha : as Medidas Provisórias, que estrangulam a pauta congressual. Vai ser difícil votar alguma coisa neste restante de semestre.

TERCEIRIZAÇÃO É PRIORIDADE

Para surpresa deste escriba, a Terceirização está na pauta de altas prioridades do empresariado. O presidente da CNI, Armando Monteiro, instigado, proclamou, alto e bom som, o compromisso de colocar seu exército na arena de lutas para defender o PL 4302/98. Problemas que travam a discussão : as questões da atividade-fim e da atividade-meio e as responsabilidades solidária e subsidiária. A CNI acolherá os representantes paulistas dos sindicatos ligados à Terceirização para um esforço conjugado e debate sobre as questões que dividem opiniões.

A CRISE E A MÍDIA

Muitos empresários creditam à mídia exageros sobre a crise. Expressam a idéia de que a crise não é assim tão feia como interpretam os meios de comunicação. Dizem que a mídia faz um desserviço quando induzem consumidores a assumir compromissos. O momento, dizem alguns, exige que os consumidores corram às compras. Para dinamizar o mercado. A mídia pode, até, exagerar. Mas ninguém de bom senso há de acreditar que somos uma ilha de segurança em um oceano tempestuoso.

E O BANCO DO BRADESCO, HEIN ?

O Itaú e o Unibanco se fundiram. Sob o mais completo sigilo. 14 milhões de clientes ganharão ou perderão com esse casamento ? E com quem o Bradesco se fundirá ? Essa é a aposta que começa a agitar as conversas.

RENAN OU VALDIR

Renan Calheiros trabalha, nos bastidores, para ser o líder do PMDB no Senado. Valdir Raupp quer continuar no cargo. Será uma briga de foice. O senador Romero Jucá, por sua vez, tenta limpar a ficha suja com a tinta de presidente do partido. Ele luta para ficar no lugar de Michel Temer. Que, por sua vez, deverá comandar a Câmara dos Deputados. José Sarney, o maior dos caciques, teria lugar garantido na cadeira do Senado. Se assim o desejasse.

TODAS AS MULHERES

"O homem não pode amar todas as mulheres do mundo, mas deve tentar". Jorge Amado

JOGANDO SUJO

Esta Coluna tem recebido informações sobre perfis de políticos que agem nos bastidores, usando métodos inescrupulosos e pérfidos para dar visibilidade a seus nomes e a desconstruir adversários. Entre os métodos, a fabricação de dossiês contra adversários. Mas os corruptores só ganham visibilidade por conta dos corrompidos. E nesse caso, as denúncias, muito bem embasadas, se voltam contra dois ou três difusores que se arvoram de comunicadores. Um deles é famoso por criar dificuldades para vender facilidades. Não por acaso, freqüentam a expressão enojada de 10 entre 10 políticos.

CAIPIRINHA, PATRIMÔNIO NACIONAL

Só use cachaça, limão e açúcar. O barman poderá, até, usar os açúcares refinado ou cristal. E ainda o açúcar invertido, o xarope usado na fabricação de balas, desde que não em quantidade superior a 150 g/l e não inferior a 10 g/l. O suco de limão só poderá ser usado na proporção mínima de 1% do suco com 5% de acidez. A água pode ser adicionada desde que a graduação alcoólica fique entre 15% e 36% do volume. Bom, mas que diabo de receita é essa ? É o Brasil burocrático, minha gente. E essa é a receita da caipirinha, que o ministro da Agricultura Reinhold Stephanes acaba de assinar, no Diário Oficial da União. É para ser usada aqui e alhures. É o que se faz quando não se tem nada a fazer.

GREVE ARMADA

Como é possível uma greve com pessoas armadas até os dentes ? Pois assim é a greve dos policiais civis de São Paulo. O ministro Gilmar Mendes, presidente do STF, faz o alerta : "um poder ou um grupo armado não pode fazer greve nessa condição. No mínimo, teria de depor por completo as armas". É o nosso estado civilizatório, ministro.

AS FONTES DO PODER

Eis as fontes de poder segundo Galbraith : "a personalidade, a paixão, a perícia, o controle e a posse de recursos, e o domínio do conhecimento científico e tecnológico".

AGORA É O SONO

Pois é, agora é o pouco sono que eleva risco de câncer. Trata-se de mais uma pesquisa, desta feita realizada pela Universidade de Sendai, no Japão. Se formos atentar para as comidas que contribuem para incremento dos fatores cancerígenos; para os comportamentos e modos de vida; para as doenças de fundo psicológico e nervoso - a única e irremediável lição que podemos tirar é esta : viver é um extraordinário milagre.

A ALTERNATIVA B

Pois é, dizem que Lula passou a desconfiar de sua capacidade de transferir votos. Não conseguiu transformar a boa aprovação popular em votos para seus apadrinhados. Por isso mesmo, conversas de bastidores dão conta de que se Dilma Rousseff não emplacar nas pesquisas de intenção de voto, o nome alternativo é o de Henrique Meirelles, presidente do Banco Central. Lembrete : o goiano já foi deputado federal pelo PSDB. Teve de renunciar quando aceitou o convite de Lula para dirigir o BC.

ONDA DE FUSÕES

Vem por aí uma onda de fusões e aquisições. Pelo amor de Deus, que não tragam mais confusões...

TÁTICA E ESTRATÉGIA

Clausewitz, in Da Guerra, define estratégia e tática : " ...a tática ensina a usar as forças armadas nas batalhas, e a estratégia é a utilização das batalhas para alcançar o objetivo da guerra".

No planejamento estratégico, os conceitos assim podem ser expressos :

Tática : é o uso dos recursos escassos na produção da mudança situacional imediata.

Estratégia : é o uso da mudança situacional imediata para alcançar a situação-objetivo do plano.

CONSELHOS AO MINISTRO CARLOS LUPI

Esta Coluna dedica sua última nota a pequenos conselhos aos políticos, governantes e líderes nacionais. Na edição passada, o espaço foi destinado aos candidatos que perderam as eleições. Hoje, volta sua atenção ao ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi :

1. Acompanhe o espírito do tempo. Arquive velhos preconceitos e respire os ares da modernização no campo das relações de trabalho.

2. Entenda que a Terceirização de Serviços é uma tendência irreversível no mundo contemporâneo, como prega o economista Marcio Pochmann, presidente do Ipea.

3. Tente ler o projeto sobre Terceirização, recém aprovado na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, antes de se impregnar de visões messiânicas e obsoletas passadas por sua Assessoria.

________________