Quarta-feira, 13 de novembro de 2019

ISSN 1983-392X

Jornada de trabalho reduzida só em 2007

Sylvia Romano

A jornada de trabalho será oficialmente reduzida no Brasil. Atualmente, e desde 1988, a jornada de trabalho no Brasil tem sido fixada pela Constituição Federal como tendo a carga horária de 44 horas semanais, o que equivale ao trabalho de oito horas diárias, de segunda a sexta-feira, mais quatro horas de trabalho aos sábados.

quarta-feira, 13 de setembro de 2006


Jornada de trabalho reduzida só em 2007

Sylvia Romano*

A jornada de trabalho será oficialmente reduzida no Brasil.

Atualmente, e desde 1988, a jornada de trabalho no Brasil tem sido fixada pela Constituição Federal como tendo a carga horária de 44 horas semanais, o que equivale ao trabalho de oito horas diárias, de segunda a sexta-feira, mais quatro horas de trabalho aos sábados.

É certo, porém, que o Senado Federal vem trabalhando através de sua Comissão de Justiça a proposta de Emenda Constitucional nº 75, a qual reduz a jornada de trabalho para 40 horas semanais. A norma prevê, ainda, uma segunda redução para 36 horas semanais, sempre no período de um ou dois anos após a aprovação da Lei. Como se sabe, nos anos de eleição tais Propostas ou Projetos demoram mais a serem votados e a perspectiva é de que a proposta nº 75 seja votada apenas no ano que vem.

A pergunta que fica é a seguinte: Uma vez aprovada, a diminuição da jornada de trabalho, em termos de produtividade, será boa ou ruim para o País?

Algumas empresas foram ouvidas e as respostas se colocaram em quatro patamares:

1º. Algumas disseram que as funções, hoje desenvolvidas por empregados registrados, seriam terceirizadas, de forma tal que os autônomos que substituíssem os celetistas não recebessem horas extras;

2º. Aquelas empresas que não podem terceirizar suas funções, já que estão situadas em atividades-fim, investiriam pesadamente na automação;

3º. Outro grupo aposta no aumento de cargos de confiança (aqueles que não tem controle de horário), reestruturando sua política de cargos e salários e aumentando o número de gerentes e subgerentes;

4º. Por último finalmente, há empresas que não vêem outra maneira senão cortar o quadro de funcionários em 10%.

Conforme se vê, se a Lei que reduz a jornada de trabalho for realmente aprovada, trará benefícios a todos a longo prazo, porém, a curto prazo, poderá acarretar prejuízos para alguns setores, em especial o aumento do mercado informal.

______________





*Advogada do escritório Sylvia Romano Consultores Associados



______________