MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Rumo ao livre acesso no transporte ferroviário de cargas

Rumo ao livre acesso no transporte ferroviário de cargas

A introdução do OFI traz importante mudança para o setor, até então permeado pelo regime monopolista de prestação. Contudo, como qualquer alteração relevante de marco regulatório, a aposta é acompanhada de grandes desafios.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Atualizado em 10 de julho de 2014 14:32

Foi publicada no mês de junho resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT que aprova o Regulamento do Operador Ferroviário Independente (OFI). Ela regulamenta a prestação do transporte ferroviário de cargas dissociado da exploração da infraestrutura ferroviária, a ser prestada pelo OFI (Resolução nº 4.348/14).

A figura do Operador Ferroviário Independente, introduzida no setor em 2012 por meio da Lei nº 12.743, é fruto de aposta do Governo Federal no modelo do livre acesso (open access), que segrega infraestrutura, de um lado, e prestação de serviço, de outro, com a finalidade de introduzir a competição e, por consequência, a maior eficiência do transporte ferroviário de cargas no país.

A atuação do OFI poderá se dar tanto no âmbito dos contratos de concessão já em vigor ("concessões verticais"), em que a prestação do transporte ferroviário de cargas é atrelada à exploração da infraestrutura, quanto nas novas concessões que venham a ser outorgadas pela ANTT com base no "modelo horizontal" (em que há delegação exclusiva da exploração da infraestrutura ferroviária, sendo vedado às novas concessionárias explorar o transporte ferroviário de cargas).

Nas concessões verticais, o OFI poderá operar apenas sobre a capacidade ociosa da via.  Assim, a concessionária possui preferência na definição do quanto irá utilizar da malha ferroviária, devendo comercializar com os OFIs o potencial de uso remanescente. Já nas concessões horizontais, toda a capacidade de operação da malha deverá ser vendida pela Concessionária para a Valec (empresa pública federal), nas condições definidas pelo contrato de concessão, cabendo então à Valec comercializar a capacidade de transporte para os OFIs interessados.

A introdução do OFI traz importante mudança para o setor, até então permeado pelo regime monopolista de prestação. Contudo, como qualquer alteração relevante de marco regulatório, a aposta é acompanhada de grandes desafios, a começar pela convivência entre dois modelos distintos (concessões verticais e horizontais) e a dificuldade de garantir, na prática, condições isonômicas de competição entre prestadores. Desse modo, será essencial para o sucesso do modelo open access a construção de um marco regulatório consistente, que procure lidar com a diversidade de atores que passarão a conviver no mesmo cenário regulatório (concessionárias verticais e horizontais, Valec, OFIs e usuários finais) e permita o investimento estável em infraestrutura, a diversificação dos serviços e a redução dos preços praticados.

______________________

 * Tatiana Matiello Cymbalista, Marina Fontão Zago e Marina Cardoso de Freitas são advogadas do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca