MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. "Quem vai pagar pelo direito de greve?"O servidor público, decide STF

"Quem vai pagar pelo direito de greve?"O servidor público, decide STF

O que aflige e urge questionar é quem pagará pela falta do direito de greve. Inegavelmente, a sociedade brasileira!

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Atualizado em 3 de novembro de 2016 08:31

Na tarde do dia 27 de outubro, o STF julgou RE 693.456 no qual se discutia se é válido o desconto em folha de pagamento de servidores dos dias não trabalhados pela adesão à greve.

O recurso foi interposto em 2012 contra decisão do TJ/RJ, que determinou à FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica) o não desconto dos dias parados por conta de greve no ano de 2006.

A análise do processo pelo Plenário foi iniciada em setembro de 2015. O relator, ministro Dias Toffoli, na época, deu provimento ao recurso julgando válido o desconto. O ministro Edson Fachin, segundo a votar, abriu divergência, negando provimento e considerando inválido o desconto. O julgamento, em seguida, foi suspenso em razão do pedido de vista do ministro Roberto Barroso.

Ao retomar a discussão do caso no Pleno, o ministro Barroso declarou que a greve no serviço público é tormentosa, tanto em razão da ausência de lei específica a regulamentá-la, quanto das consequências que ela gera na sociedade.

Reconheceu que o regime jurídico existente não é suficiente para dirimir os conflitos entre a Administração e os servidores e que deve haver mecanismos que estimulem a composição entre as partes. Assim, votou pela utilização da analogia: se na iniciativa privada há o desconto dos dias parados, na Administração Pública assim deve ocorrer também.

Para ele, a Administração Pública tem o dever de cortar o ponto dos servidores, para haver a adequação dos ônus da greve e desestimular os movimentos. Os servidores não podem aderir às paralisações sem saber das consequências, já que estas atingirão grandemente a sociedade.

Ao final, sugeriu a tese, em resumo: a Administração Pública deve proceder ao desconto dos dias de paralisação em virtude da suspensão do vínculo funcional, sendo incabível o desconto se a greve for provocada por conduta ilícita da própria Administração. A tese foi acatada pelo Relator, em vista de mais concisa e mais bem escrita.

O ministro Teori Zavascki votou em seguida acompanhando o relator, julgando constitucional o desconto.

A ministra Rosa Weber acompanhou a divergência por entender inadequado aplicar a lei de Greve em todos os pontos ao serviço público. Para ela, o dever de cortar o ponto dos servidores redunda na anulação do direito de greve, ainda mais porque há limitações enormes nas negociações coletivas com o Poder Público.

O ministro Marco Aurélio, adiantando o voto, afirmou que o entendimento de que o corte do salário dos servidores visa evitar greves é um passo largo do STF e que o direito será morto já em seu nascedouro.

O ministro Gilmar Mendes, em seguida, em seu voto, questionou como justificar que uma universidade fique três ou quatro meses parada e que os grevistas recebam seus salários. Citou que, em outras partes do mundo, o funcionário público é proibido de fazer greve. E votou pela validade dos descontos.

O ministro Luiz Fux acompanhou também o relator.

Ricardo Lewandowski, após, votou com a divergência e considerou inválido o desconto, tendo em vista que o direito de greve é constitucionalmente assegurado e seu exercício estaria sendo limitado.

A presidente da corte, Carmén Lúcia, última a votar, acompanhou o relator e afirmou que não há direito absoluto e, assim, o direito de greve também deve ter seus limites.

Ao final, o placar foi de seis votos a favor da validade do desconto dos dias parados dos servidores, vencidos quatro ministros. O ministro Celso de Mello esteve ausente.

A tese sugerida pelo ministro Barroso sofreu mudanças de redação e, em síntese, fixou que é dever da Administração proceder ao desconto dos dias de paralisação em virtude da suspensão do vínculo funcional, admitida a negociação das partes em relação à compensação. O desconto será indevido se a greve for provocada por conduta ilícita da própria Administração.

A greve motivada por descumprimento por parte da Administração não será considerada abusiva e não poderá haver descontos, segundo a decisão. E a greve reivindicatória, será abusiva? Nascerá abusiva? E a greve política?

O STF, mais uma vez, limita direito assegurado constitucionalmente aos trabalhadores. O exercício do direito de greve, agora, implicará prejuízos ao trabalhador e será considerado, de antemão, antes mesmo de ser efetivado, abusivo. O Tribunal admite, assim, presunção de abusividade da greve no serviço público. E o ônus de buscar a Justiça para declarar a greve legal será do servidor público.

A gravidade desta decisão extrapola a esfera do Direito do Trabalho. A interpretação restritiva, quase impeditiva, do direito de greve significa proibição do direito de manifestação e de reivindicação por melhores condições de vida, direitos estes inerentes à democracia.

A cada decisão, o Supremo reforça o seu papel de protagonista, avança contra a ordem constitucional de 1988 e altera profundamente o Estado brasileiro.

Nesse sentido, a declaração de voto do ministro Luiz Fux é reveladora: "Em uma visão prospectiva, infelizmente, estamos em um momento difícil. Um momento em que se avizinham deflagrações de greve. Então, é preciso estabelecer aqui alguns critérios para que nós não permitamos que possa se parar o Brasil".

Em resposta à pergunta do ministro Roberto Barroso durante os debates: "Quem vai pagar pelo direito de greve?". O trabalhador, o servidor público!

Na atual conjuntura, porém, esta não é a pergunta mais importante. O que aflige e urge questionar é quem pagará pela falta do direito de greve. Inegavelmente, a sociedade brasileira!
__________

*Antonio Fernando Megale Lopes é advogado do escritório Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual Paulista e Especialista em Gestão Pública.





*Fernanda Caldas Giorgi é advogada, sócia do escritório Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.


AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca