MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Coronavírus, a MP 948 e os cancelamentos de eventos culturais e do turismo: o que fazer?

Coronavírus, a MP 948 e os cancelamentos de eventos culturais e do turismo: o que fazer?

Renato Dolabella, Lívia Costa e Mariana Álvares

Neste momento de extrema incerteza, a nossa legislação não previa soluções específicas para casos tão relevantes, impactantes e imprevisíveis como é o covid-19.

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Atualizado às 10:24

t

Com a pandemia do coronavírus (covid-19), que acarretou no fechamento do comércio e nas crescentes restrições de aglomerações, diversos eventos já programados ficaram prejudicados. São inúmeros os casos de shows, espetáculos, teatros, cinemas e outros estabelecimentos que foram obrigados a suspender suas atividades imediatamente. Na área do turismo, o impacto também foi gigantesco. Diversos países fecharam suas fronteiras e os voos ficaram cada vez menos frequentes, afetando assim muitos serviços e reservas ligados a esse segmento.

Neste momento de extrema incerteza, a nossa legislação não previa soluções específicas para casos tão relevantes, impactantes e imprevisíveis como é o covid-19. Por essa razão, foi publicada a MP 948, de 8 de abril de 2020, que traz algumas orientações sobre os procedimentos nos casos de cancelamentos em razão da pandemia.

Sendo assim, o produtor, empreendedor ou artista que cancelar serviços, reservas ou eventos na área da cultura ou do turismo não será obrigado a reembolsar os valores pagos pelo consumidor, desde que assegure algumas condições. Basicamente, deve haver a remarcação dos serviços, reservas e eventos cancelados ou disponibilização de crédito para uso ou abatimento na compra de outros serviços, reservas e eventos disponíveis nas respectivas empresas e produtoras. Tanto a remarcação quanto o uso do crédito devem ser feitos no prazo de até doze meses após o encerramento do estado de calamidade pública reconhecido pelo decreto legislativo 6/20.

Além disso, também será possível acertar outra forma de compensação ao consumidor, desde que seja aceito por este. Logo, o responsável pelo evento ou serviço cancelado ainda poderá propor alternativas que atendam as partes e que sejam adequadas às particularidades do caso, como questões de lotação ou sazonalidade da oferta, por exemplo. É importante destacar que o consumidor não poderá sofrer cobrança de multa, taxa ou qualquer custo adicional se solicitar a medida compensatória até o dia 7 de julho de 2020 (90 dias após a entrada em vigor da MP 948).

Contudo, sabemos que em alguns casos será inviável para os envolvidos tanto a remarcação, crédito ou outra alternativa de ajuste. Nessa hipótese, os valores deverão ser restituídos ao consumidor, atualizados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial - IPCA-E, também no prazo de doze meses após o encerramento do estado de calamidade pública.

Da mesma forma que muitos consumidores já tinham adquirido seus serviços e ingressos nas áreas da cultura e turismo, muitos artistas e profissionais também já estavam agendados para os eventos que foram suspensos indefinidamente. Nessa situação, aqueles já contratados até o dia 8 de abril de 2020 - data da publicação da MP - não serão obrigados a reembolsar imediatamente os valores dos serviços ou seus cachês para o evento cancelado. Contudo, essa concessão se dá apenas nos casos em que haja remarcação em até doze meses após o encerramento do estado de calamidade pública. Se o evento não ocorrer nesse prazo, o artista ou profissional deverá restituir o valor recebido, também corrigido pelo IPCA-E, no mesmo prazo que deveria ocorrer a remarcação (doze meses após o encerramento do estado de calamidade pública).

Vemos, portanto, que a MP 948/20 vem delimitar uma discussão crescente nos campos da Cultura e do Turismo. Os cancelamentos já ocorreram em massa, e empreendedores, produtores, artistas e consumidores estavam à deriva quanto aos seus direitos e obrigações. Com o foco nas opções de remarcação ou crédito, a MP busca justamente dar maior segurança a dois dos setores mais afetados pela pandemia. É importante que, a partir dessa nova norma, haja diálogo entre as partes para que sejam disponibilizadas soluções que atendam a todos, considerando o momento excepcional que estamos todos vivendo.

_________

*Renato Dolabella é advogado do Dolabella Advocacia e ConsultoriaDoutor e Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pelo INPI. Mestre em Direito Econômico pela UFMG. Pós-graduado em Direito de Empresa pelo CAD/Universidade Gama Filho - RJ. 

*Lívia Costa é advogada do Dolabella Advocacia e Consultoria. Pós-graduada em Direito Processual pela PUC Minas. Pós-graduanda em Legal Tech: Direito, Inovação e Startups pela PUC Minas. Bacharel em Direito pela PUC Minas. 

*Mariana Álvareé advogada do Dolabella Advocacia e Consultoria. Pós-graduada em Direito Público pela PUC Minas. Bacharel pela Faculdade de Direito da UFMG. 

 

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca