MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A liberdade de culto ao preso em regime domiciliar

A liberdade de culto ao preso em regime domiciliar

O texto fala da busca de autorização de determinado reeducando para frequentar cultos religiosos.

quarta-feira, 3 de março de 2021

Atualizado às 07:48

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

A Defensoria Pública do Estado de Tocantins - TO formulou pedido ao Juízo de Execuções da Comarca de Gurupi - TO, buscando a autorização para que determinado reeducando pudesse frequentar cultos religiosos em 4 (quatro) dias da semana durante o período noturno, ou ao menos, duas vezes na semana. Em síntese, ele deveria estar cumprindo a pena em regime semiaberto, todavia, diante da falta de local próprio, foi-lhe concedida a possibilidade de trabalho externo, além da prisão domiciliar, condicionada à observância de determinadas condições (dentre elas a monitoração eletrônica e o recolhimento em seu endereço até às 19h).

Entretanto, o MM. Juízo de Execução indeferiu o requerimento pleiteado, consignando que a situação seria "por demais benéfica", não atendendo as finalidades da pena. Irresignada com a decisão, a Defensoria interpôs o correspondente agravo em Execução Penal, mas o Tribunal de Justiça do Estado de Tocantins - TO, por unanimidade, manteve a negativa, acrescendo o fundamento de que ele já poderia o aproveitar a benesse domiciliar imposta, e até mesmo adequar os seus horários para exercício da prática religiosa durante o período diurno, inclusive, podendo assistir cultos de natureza religiosa pela televisão.

Na fé de reverter o resultado contrário, foi interposto recurso especial, autuado sob 1.788.562 - TO na Corte de Justiça. Após admirável parecer favorável da Procuradoria-Geral da República, privilegiando os princípios da individualização da pena e da dignidade da pessoa humana, o exmo. ministro relator Nefi Cordeiro, baseando-se no entendimento ministerial, concedeu parcialmente o pedido de modo a permitir o exercício da crença religiosa, autorizando, portanto, a participação nos cultos duas vezes por semana, das 19h às 21h, asseverando expressamente que a prisão domiciliar "não impede a liberdade de culto, quando compatível com as condições impostas ao reeducando, atendendo à finalidade ressocializadora da pena".

Rodrigo Ribeiro

Rodrigo Ribeiro

Advogado do Escritório Professor René Dotti.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca