MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. STF decide pela inconstitucionalidade da exigência do DIFAL prevista no convênio CONFAZ 93/15

STF decide pela inconstitucionalidade da exigência do DIFAL prevista no convênio CONFAZ 93/15

Não é novidade que 2020, apesar de muito atípico e conturbado por conta da pandemia da covid-19, foi um ano em que foram iniciados muitos julgamentos importantes no âmbito tributário, sobretudo, STF.

segunda-feira, 15 de março de 2021

Atualizado às 14:04

 (Imagem: Arte Migalhas.)

(Imagem: Arte Migalhas.)

Recentemente, em fevereiro deste ano, o STF finalizou o julgamento do tema 1.093 (recurso extraordinário 1.287.019/DF), que teve como objetivo definir a constitucionalidade ou não da atual exigência do diferencial de alíquota (DIFAL) de ICMS, devidamente instituída pela Emenda Constitucional 87/15, mas que ainda carece de regulamentação por Lei Complementar.

No referido julgamento, por maioria de seis a cinco, os ministros entenderam que é indevida a regulamentação do DIFAL por meio do Convênio CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária) 93/15, haja vista a necessidade de Lei Complementar para disposição das normas gerais do regime.

Nas palavras dos ministros Marco Aurélio e Dias Toffoli que protagonizaram a condução do julgamento de forma favorável aos contribuintes, não seria plausível que os estados e o Distrito Federal disciplinassem o regime de cobrança do DIFAL, sem lei complementar competente, sob pena de ofensa ao artigo 146, inciso III, da Constituição de 1988 (CRFB/88).

Restou decidido, ainda que, a modulação dos efeitos da referida decisão relativa ao convênio CONFAZ seguirá da seguinte forma: quanto à cláusula 9ª do convênio, que trata da aplicação do regime para empresas do Simples Nacional, o resultado do julgamento terá vigência desde a concessão da medida cautelar ocorrida na Ação Direta de Inconstitucionalidade 5.464 (17/02/2016). Já em relação às cláusulas 1ª, 2ª, 3ª e 6ª, que regulavam o regime geral do DIFAL, o julgamento terá vigência apenas a partir do exercício seguinte ao da conclusão do julgamento, ou seja, a partir do próximo ano.

A mesma solução se aplica em relação às respectivas leis dos estados e do Distrito Federal, para as quais a decisão produzirá efeitos a partir do próximo ano, exceto no que diz respeito às normas legais que versarem sobre o Simples Nacional.

Com relação à tese, podemos citar ainda que a EC 87/15 atribuiu nova redação ao artigo 155, parágrafo 2º, incisos VII e VIII, da CF, ao prever que o valor do diferencial do ICMS entre a alíquota interna do estado destinatário e a alíquota interestadual passou a ser devido ao estado de destino da mercadoria, de acordo com a regra de transição prevista.

Visando regulamentar a EC 87/15, o CONFAZ celebrou o Convênio ICMS 93/15 para dispor sobre os procedimentos a serem observados nas operações e prestações que destinem bens e serviços aos consumidores finais não contribuintes do ICMS, localizados em outras unidades federadas.

Ocorre que, o aludido convênio nunca atendeu à determinação contida no artigo 146, inciso III, da CF, no sentido de que cabe à lei complementar dispor sobre conflitos de competência e definir os contribuintes, estabelecimentos responsáveis, fatos geradores, base de cálculo e local das operações em matéria de ICMS.

Assim, considerando que até o momento não há lei complementar sobre o DIFAL previsto pela EC 87/2015, centenas de ações judiciais foram e estão sendo distribuídas para pleitear a declaração de inconstitucionalidade da exigência estabelecida pelo Convênio 93/15, o que evidencia a relevância da definição da controvérsia pelo STF para os contribuintes.

Portanto, concretizaram-se as expectativas favoráveis do julgamento tão esperadas pelos contribuintes, no sentido de que fosse declarada a inconstitucionalidade a exigência do DIFAL prevista no Convênio CONFAZ 93/15.

Assim, entendemos que o momento é propício para as empresas avaliarem o tema, a fim de resguardarem o direito de não efetuarem a tributação do DIFAL exigido pelo mencionado convênio a partir do exercício de 2022, considerando as peculiaridades inerentes ao tributo do ICMS, avaliando-se, caso a caso, a eventual não regulamentação do tema pelos estados neste intervalo.

Adler Woczikosky

Adler Woczikosky

Sócio-diretor do FCAM.

Danielle Rosa

Danielle Rosa

Gerente do FCAM.

Jessica Quintino

Jessica Quintino

Advogada sênior do FCAM.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca