MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Muito barulho por nada: Por que abandonar a categoria "litígio estrutural"?

Muito barulho por nada: Por que abandonar a categoria "litígio estrutural"?

Desde que a Suprema Corte decidiu pela inconstitucionalidade da segregação (Brown vs Board of Education); muita tinta foi gasta para saber se as estruturas enraizadas na sociedade (raça, gênero e classe) e no próprio Estado (a burocracia) entravariam o processo de mudança social iniciado pelo judiciário.

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Atualizado em 16 de abril de 2021 09:47

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Muito Barulho por Nada (1598) expõe, como toda boa comédia, os limites do racionalismo. Shakespeare satiriza ninguém menos que o amor. A trama gira em torno de duas mulheres bem resolvidas. Beatriz jura que não se apaixona. Não que seja casta, mas para ela: "todos os filhos de Adão são meus irmãos; e considero pecado casar-me com parentes". Já Hera acredita no amor de Cláudio, que desconfia de sua reputação. No final, ambas se casam. Hera, com o mesmo Cláudio. Beatriz escolhe Benedito. O cálculo deliberado para desacreditar o amor ou para enaltecê-lo era só barulho, muito barulho por nada.              

No nosso cenário, o barulho é o alvoroço dos juristas em torno do litígio estrutural. Desde que a Suprema Corte decidiu pela inconstitucionalidade da segregação (Brown vs Board of Education); muita tinta foi gasta para saber se as estruturas enraizadas na sociedade (raça, gênero e classe) e no próprio Estado (a burocracia) entravariam o processo de mudança social iniciado pelo judiciário.

A discussão não é totalmente vã. Após o caso Brown (1954), a Corte foi provocada diversas vezes contra ações dos estados contrárias à dessegregação. Em Arkansas (Cooper vs Aaron), o governo argumentou que a violência gerada na construção de escolas unitárias justificaria a suspensão do projeto por dois anos.  A Suprema Corte discordou da justificativa, por violar o dever de implementar a decisão com "velocidade deliberada".

Em 1963, nove anos depois de Brown (Goss vs Conselho de Educação de Knoxville), a medida impugnada era o plano de dessegregação que permitia aos alunos a transferência de escolas duais para unitárias. A disposição foi contestada, sob o argumento de que delegar o poder de mudança aos diretamente envolvidos perpetuaria a segregação. A Suprema Corte concordou.

Na Virgínia (Griffin vs Prince Edward Country, 1964), o plano de evitar a implementação incluía o fechamento de escolas públicas e o financiamento de escolas privadas unitárias de brancos, com crédito facilitado e subsídio. Diante da evidente burla à decisão em Brown, o Tribunal reconheceu a inconstitucionalidade da medida.

As intercorrências do caso Brown geraram nos juristas o desejo de criar uma nova categoria: o litígio estrutural. A capacidade de monitorar o processo de mudança, com a imposição de medidas executivas ao recalcitrantes, foi decisiva. Rostow defendeu que a Suprema Corte teria se convertido no grande órgão educacional, em que seus juízes são inevitavelmente professores num seminário nacional vital.

Curiosamente, o mesmo caso Brown foi utilizado para defender a visão clássica do judiciário, que se limita a verificar irregularidades.  Nessa frente, o foco está nas dificuldades da implementação em detrimento do protagonismo judicial. Afinal, o judiciário é o menos perigoso dos poderes, por não ostentar nem a bolsa nem a espada (Hamilton).

Defensores mais modernos da visão clássica acrescentariam: (I) a dependência do litígio anula a capacidade política do povo (McCann, 1986); (II) a capacidade de os tribunais inferiores de descumprir ordens judiciais é totalmente incompatível com o modelo burocrático ideal (Cristopher Stone, 1974); (III) a capacidade ilimitada de sabotagem dos administradores (Colin Diver, 1979); (IV) a ineficiência dos atributos tradicionais de adjudicação (Kirp e Babcock, 1981)¹.

Não tardou para que a discussão sobre o processo de mudança social gerado por Brown perdesse força. A energia foi deslocada para o desgastado tema da separação dos poderes. O ornamento acrescentado foi o princípio da razão suficiente, uma velharia do século XVII. Segundo o princípio, tudo que acontece no mundo teria uma razão suficiente, o que remonta a criação, em que Deus teria escolhido o melhor dos mundos possíveis.  Aplicando esse conceito aos leading cases estruturais, sempre que procuram o judiciário é porque os outros poderes não foram capazes e resolver. Se o juiz foi contemplado na distribuição, deve agir para modificar o mundo.

Sunstein² considera que na sociedade atual, secularizada, deveríamos seguir o caminho inverso, a razão insuficiente, que impõe a contenção, salvo se conhecidas todas as variáveis. A solução converge para o liberalismo americano: deferência total legislativo, que delibera sempre a partir de opiniões diversas.  

O auge do racionalismo foi a conclusão que o litígio estrutural requer procedimento próprio³. O processo de falência resolve problema estrutural por excelência: saber se a quebra decorre do agente ou de falha no mercado. Logo, copiemos seu método, suas fases, para criar o processo estrutural. Eis o remédio jurídico para resolver os cupins de raízes do Brasil: copiar o processo de falência, ontologicamente estrutural, e colar em todos os litígios estruturais. Tudo ficará bem no final. Faltou combinar com os russos.

Para escapar do racionalismo, o primeiro desafio é falsear a tese de Lindblom4, segundo o qual a política pública não promove qualquer mudança social. Para o autor, a avaliação de políticas é necessariamente um processo político incremental - caracterizado pela fragmentação, conflito e conhecimento imperfeito. Nesse cenário, os problemas podem ser considerados não resolvidos, desde que os atores públicos continuem a expressar insatisfação, ou resolvido, quando desaparece da agenda, eliminado por outro problema mais urgente.

Desse modo, a primeira tarefa de quem analisa o litígio estrutural é falsear a tese de que as políticas são destituídas de efetividade social, servindo apenas como bandeira do interesse político. Se o incrementalismo estiver certo; a constatação de que as mudanças sociais são mais efetivas quando oriundas do legislativo ou do judiciário não faz qualquer sentido.

O passo seguinte é examinar as causas igualmente relevantes, evitando o denominado viés de escolha. O caso Brown (1954) limitou-se ao ensino fundamental e intermediário. A extensão só ocorreria após a lei dos Direitos Civis (1964), que proibiu o financiamento público a instituições que mantinham o sistema dual. Antes da lei dos Direitos Civis, e após o caso Brown (1954 e 1964), apenas 1,2% dos estudantes negros passaram a estudar com brancos. A conclusão imediata seria concluir que o legislativo seria o melhor propulsor de política pública.

Todavia, não se pode desconsiderar o efeito secundário da decisão em Brown. Além dos efeitos que são próprios da autoridade judicial; o efeito secundário invoca os poderes judiciais de persuasão, legitimidade e capacidade de dar relevância. No dia seguinte ao julgamento do caso Brown, em 18 de maio de 1954, James Reston escreveu ao New York Times que a Corte havia rejeitado: "história, filosofia e costume ao basear sua decisão na primazia do bem-estar geral".

Trata-se do maior julgamento do século XX, só perdendo em importância, em toda história americana, para Marbury vs Madison. Desse modo, não se pode cravar por empiria pura a independência causal entre a decisão no caso Brown (1954) e a lei dos Direitos Civis (1964).

Uma alternativa seria decompor analiticamente o direito educacional em suas várias posições de fruição empírica, como defende a Análise Jurídica da Política Econômica (AJPE)5. Conjugar o número de escolas unitárias no intervalo pós-Brown e antes da lei dos Direitos Civis (1964) com o percentual de negros matriculados em escolas unitárias isolaria a causalidade. Outras variáveis poderiam ser:  o percentual de escolas duais remanescentes; a divisão forçada por mapeamentos, o percentual de professores negros em escolas com predominância de brancos.    

Após mensurar o índice de fruição empírica do direito, o passo seguinte seria confrontá-lo com o percentual de validade jurídica (PVJ). No caso Brown, um bom parâmetro de efetividade seria o percentual de segregação nas escolas de países pacíficos com a miscigenação. Em caso de discrepância entre os índices de fruição e o de validade jurídica, caberia ao avaliador elaborar proposta de reforma.

Não se trata de escolher um método particular de pesquisa empírica. Seria trágico se não fosse cômico. O trágico para o jurista é a pesquisa empírica. O cômico, o barulho causado pelo litígio estrutural: muito barulho por nada.

___________

1. ROSEMBURG, Gerald N. The Hollow Hope: can courts bring about social change? Chicago: Chicago University Press, 1991.

2. SUNSTEIN, Cass R.; VERMEULE, Adrian. Interpretation and Institutions. Michigan Law Review, v. 101, 4, pp. 885-951, 2003. 

3. DIDIER JR., Fredie; ZANETI JR., Hermes. Elementos para uma teoria do processo estrutural aplicada ao processo civil brasileiro Revista de Processo, vol. 303, p. 45-81, 05/2020.

4. HAYES, Michael T. The Limits of Policy Change. Georgetown: Georgetown University Press, 2001.

5. CASTRO, Marcus Faro de. Análise Jurídica da Política Econômica, in CASTRO, M. F e FERREIRA, H. L (orgs.) Análise Jurídica Da Política Econômica: A Efetividade dos Direitos Na Economia Global. Curitiba: CRV, 2018.

João Paulo Rodrigues de Castro

João Paulo Rodrigues de Castro

Analista Judiciário do STJ.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca