MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Indústria da moda: Resiliência e reinvenção com os efeitos da pandemia

Indústria da moda: Resiliência e reinvenção com os efeitos da pandemia

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções, de janeiro de 2016 à julho de 2019: China, Índia e Indonésia foram os países de que o Brasil mais importou produtos têxteis.

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Atualizado às 12:24

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

O número de casos e óbitos ocasionados pelo Coronavírus no Brasil continua em alta. Já foi contabilizado 01 ano da chegada do vírus e, atualmente, se vive o pior momento da Pandemia. Com o seu agravamento, o distanciamento social mais severo (lockdown) passa a ser considerado medida essencial para evitar maiores contaminações.

Com grande parte dos estabelecimentos fechados, o mercado varejista brasileiro, através de prognósticos, previu que a atual crise será superada apenas em meados de 2022. Desde a decisão do distanciamento social, foi contabilizado que mais de R$ 120 bilhões deixou de ser arrecadado.

Analistas avaliam que, ao contrário da expectativa geral, não basta autorizar a reabertura do comércio para que o consumo seja restabelecido. O consumidor brasileiro segue com receio da realidade: desemprego e inadimplência - situações presentes e latentes no dia-a-dia. Nesse particular, confira-se o que CNC1, CNI2, FGV3 e IBEVAR4 apuraram:

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Com a indústria da moda não foi diferente - esta foi diretamente impactada pela Pandemia, considerando-se, sobretudo, que o setor movimenta a economia mundial.

O Brasil é a 5ª maior indústria têxtil do mundo, inclusive é considerado um dos maiores empregadores na indústria da moda, sendo responsável por vultosas vagas de emprego.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções, de janeiro de 2016 à julho de 2019: China, Índia e Indonésia foram os países de que o Brasil mais importou produtos têxteis. Os prejuízos estimados para estes grandes exportadores poderiam alcançar cerca de 207 milhões de euros, em decorrência da Pandemia.

Em junho/20, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções, realizou uma pesquisa no setor têxtil, e constatou que 96% das empresas tiveram queda em suas encomendas, e 55% registrou redução superior a 50% no número dos pedidos. Sobre as importações, o setor registrou queda de 23,75% entre os meses de janeiro e julho de 2020.

Vive-se dias de incerteza; e é nesse contexto que é necessária uma reflexão coletiva.

Aproximadamente 34,5 mil lojas de roupas, tecidos, calçados e acessórios com vínculos empregatícios fecharam as portas definitivamente, resultado da crise sanitária da Pandemia. Um estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo divulgou que 135,2 mil estabelecimentos comerciais de varejo encerraram as atividades no Brasil entre 2020 e abril/21. Com o isolamento social quase 500 mil pessoas ficaram desempregadas.

Diante de todas essas vicissitudes, não se pode perder as esperanças de recompor o mercado têxtil. Citamos, a título de exemplo, um pouco da história de superação de Coco Chanel5. A estilista francesa após conhecer Dmitri6, foi inspirada a desenhar roupas com bordados do folclore russo. Neste período, Chanel conheceu muitos artistas importantes, tais como Pablo Picasso, Luchino Visconti e Greta Garbo. Em 1920, criou o perfume que iria convertê-la numa grande celebridade, o "Chanel nº 57". O nome se deve ao fato de ter sido a quinta fragrância apresentada a ela, para que escolhesse, e porque o 5 era o seu algarismo da sorte.

Sobreio a 2ª Guerra Mundial, e Chanel fechou a casa de costura - isso no período da ocupação alemã (1940 - 1944). A estilista passou a ter dificuldades financeiras. Com o final da 2ª grande guerra, Chanel reabriu seu ateliê e começou a vender suas roupas para o outro lado do atlântico.

É imprescindível, assim, que empresários da indústria da moda tenham resiliência, se reinventem, criem alternativas para minimizar a crise que assola o Brasil e o Mundo.

__________

1 Controle Numérico Computadorizado

2 Confederação Nacional das Indústrias

3 Fundação Getúlio Vargas

4 Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo

5 Gabrielle Bonheur Chanel (Saumur, 19 de agosto de 1883 - Paris, 10 de janeiro de 1971)

6 "Um grande Amor"

7 "O que você usa para dormir?", "cinco gotas de Chanel Nº5", confidenciou Marilyn Monroe. Criado há um século, este perfume que "cheira a mulher" goza de uma juventude eterna, sendo ainda um dos mais vendidos do mundo (Clique aqui - 9/4/21)

Luana Otoni de Paula André

Luana Otoni de Paula André

Advogada e sócia de Homero Costa Advogados.

Caroline Kellen Silveira

Caroline Kellen Silveira

Colaboradora no escritório Homero Costa Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca