MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Covid-19, gravidez e o caso de conflito na aplicação da lei 14.151/21

Covid-19, gravidez e o caso de conflito na aplicação da lei 14.151/21

O exercício por empregada gestante de função incompatível com teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância, não acarreta, por si, a impossibilidade de aplicação ao previsto na lei 14.151/21, haja vista que o art. 392, § 4º, I, da CLT, prevê a possibilidade de transferência de função quando as condições de saúde o exigirem.

quarta-feira, 26 de maio de 2021

Atualizado às 07:46

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Nas últimas semanas, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei 14.151, de 12 de maio de 2021, que dispõe sobre o afastamento da empregada gestante das atividades de trabalho presencial durante a emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do novo coronavírus.

A partir de então, deverá ocorrer o afastamento da empregada gestante do exercício de atividades presenciais, sendo que esta deverá permanecer percebendo a sua remuneração de forma integral.

No que lhe diz respeito, o art. 1º, parágrafo único, da lei 14.151/21, prevê o seguinte, in verbis:

Art. 1º Durante a emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do novo coronavírus, a empregada gestante deverá permanecer afastada das atividades de trabalho presencial, sem prejuízo de sua remuneração.

Parágrafo único. A empregada afastada nos termos do caput deste artigo ficará à disposição para exercer as atividades em seu domicílio, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância.

A delicada novidade legislativa é fruto de pontuais discussões jurídicas, sendo estas relacionadas a necessidade de afastamento das atividades presenciais daquelas pessoas gestantes e também das acometidas por comorbidades, tais como: diabetes, hipertensão, pneumopatia e etc.

No mês passado, foram publicadas ainda as Medidas Provisórias 1.045 e 1.046, ambas de 27 de abril de 2021, que para tanto instituíram o novo programa emergencial de manutenção do emprego e da renda e as medidas trabalhistas para enfrentamento da Covid-19.

Não obstante o oportuno surgimento da lei 14.151/21, no âmbito do mercado de trabalho brasileiro existem funções incompatíveis com o exercício de atividades por meio do teletrabalho, trabalho remoto ou trabalho à distância.

Sobre isto, a lei em comento não trouxe nenhuma solução, sendo que no caso em concreto o operador do direito deverá aplicá-la de forma analógica com os demais dispositivos do Decreto Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 (CLT), em especial ao previsto no art. 392, § 4º, I, que prevê o seguinte, in verbis:

Art. 392. A empregada gestante tem direito à licença-maternidade de 120 (cento e vinte) dias, sem prejuízo do emprego e do salário.

§ 4º É garantido à empregada, durante a gravidez, sem prejuízo do salário e demais direitos

I - transferência de função, quando as condições de saúde o exigirem, assegurada a retomada da função anteriormente exercida, logo após o retorno ao trabalho.

Quando houver conflito relacionado a empregada que se encontra gestante e que possui função incompatível com o exercício de atividades por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância, a solução a ser aplicada será a de atribuir função temporária, compatível com o regime de trabalho fora das dependências da empresa e que não implique em diminuição da remuneração anteriormente percebida, além de que deve ser assegurado a retomada da função anteriormente exercida.

Assim, conclui-se, portanto, que o exercício por empregada gestante de função incompatível com teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância, não acarreta, por si, a impossibilidade de aplicação ao previsto na lei 14.151/21, haja vista que o art. 392, § 4º, I, da CLT, prevê a possibilidade de transferência de função quando as condições de saúde o exigirem.

Caio Almeida Monteiro Rego

Caio Almeida Monteiro Rego

Graduado em Direito pelo Centro de Educação Superior de Brasília (IESB). Advogado do escritório Barreto Dolabella Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca