MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Suspensão temporária de patentes de vacinas da covid-19 e sua efetividade no Brasil

Suspensão temporária de patentes de vacinas da covid-19 e sua efetividade no Brasil

O Brasil não se posicionou formalmente contra ou a favor de tal iniciativa e pretende seguir uma via alternativa.

segunda-feira, 7 de junho de 2021

Atualizado às 07:43

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

O atual Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou recentemente seu apoio à proposta apresentada pelos governos da África do Sul e Índia junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) para suspender temporariamente os direitos de propriedade industrial sobre imunizantes contra o vírus da covid-19, com o intuito de garantir acesso à informação e tecnologia a fim de impulsionar a produção e comercialização de vacinas nos países em desenvolvimento.

O Brasil não se posicionou formalmente contra ou a favor de tal iniciativa e pretende seguir uma via alternativa. A ideia seria ampliar a produção global de imunizantes, com a redução de barreiras comerciais e a identificação de capacidade ociosa em diferentes países, mas sem desrespeitar a propriedade intelectual de terceiros.

Isso porque, a grande maioria dos conhecedores do tema sustenta que, no momento, a desejada iniciativa não será eficaz para acelerar a imunização da população nos países em desenvolvimento, em decorrência da complexidade da produção de vacinas. Neste mesmo sentido, a Associação Internacional de Proteção da Propriedade Intelectual (AIPPI), no dia 12 de maio, expressou sua oposição à proposta afirmando que não há evidências de que os direitos de propriedade intelectual constituem uma barreira ao acesso de medicamentos e tecnologia relacionados à covid-19, e que "a suspensão dos direitos de proteção à PI impactariam negativamente no marco estabelecido a fim de atingir os objetivos mencionados acima (medicamentos e tecnologia relacionados ao coronavírus), a médio e longo-prazo."

Isto é, além da suspensão temporária da propriedade industrial das indústrias farmacêuticas, cujos investimentos financeiros e de inovação possibilitaram a criação da vacina contra a covid-19 em menos de 12 (doze) meses - tal iniciativa não teria efeitos práticos, pelo menos no curto ou médio prazo, já que a tecnologia desses produtos ainda é pouco difundida e de difícil aplicação.

Vejam, independentemente da atual posição do Governo brasileiro, o modelo de licenciamento compulsório já existe na legislação brasileira (previsto na lei de Propriedade Industrial - lei 9.279/96) e já foi inclusive utilizado anteriormente, com relação a certos medicamentos contra HIV. A previsão de licença compulsória está prevista no Capítulo VII, Seção III da referida lei e, em suma, autoriza a "quebra de patente" somente nos casos de emergência nacional ou interesse público, desde que o titular da patente não atenda a essa necessidade e sem prejuízo dos direitos do respectivo titular.

Assim, fica evidente o caráter excepcional da medida, já que, do contrário, resta extremamente fragilizada a credibilidade do Governo que a impôs, podendo ser, inclusive, objeto de discussão na OMC. Consequentemente, diante das dificuldades práticas para se impor tal medida das vacinas contra covid-19, faria sentido "lutar" por isso no âmbito internacional?  

Necessário pois, projetar os efeitos desta proposta na atual conjuntura da saúde pública no Brasil. É certo que o país avança para a efetiva imunização da população brasileira, com a aprovação de uso emergencial de sete fórmulas de vacinas. No entanto, a desejada iniciativa de nada adiantará ante a ausência de insumos, infraestrutura de transporte e distribuição. Ademais, apesar do custo da produção de imunizantes ser um problema no longo prazo, não se apresenta como impeditivo no momento.

Atualmente, o Brasil depende do IFA fabricado no exterior para produção de vacinas e dificilmente conseguiria produzi-lo de maneira completamente independente no país no curto prazo. Portanto, de forma a preservar suas relações internacionais e possibilitar o aumento da produção de imunizantes no Brasil no médio e longo prazo, a colaboração com as grandes farmacêuticas e o pleno respeito à propriedade intelectual tende a ser o melhor caminho a ser seguido para ampliação da imunização da população brasileira.

Ricardo Barretto Ferreira da Silva

Ricardo Barretto Ferreira da Silva

Sócio sênior e coordenador da área de TMT - Tecnologia, Mídia e Telecomunicações e Proteção de Dados do escritório Azevedo Sette Advogados.

Juliana Gebara Sene Santos Ikeda

Juliana Gebara Sene Santos Ikeda

Coordenadora de PI & Life Sciences da equipe de TMT do escritório Azevedo Sette Advogados.

Gabriela Soares Mussalam

Gabriela Soares Mussalam

Colaboradora da equipe de TMT do escritório Azevedo Sette Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca