MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Preclusão e suas nuances

Preclusão e suas nuances

Apresentaremos um estudo sobre a preclusão e suas hipóteses, o qual tem como escopo propiciar uma leitura objetiva sobre a matéria.

terça-feira, 8 de junho de 2021

Atualizado às 07:43

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Não é novidade para quem escolhe cursar direito, o fato de que não sairá do banco da faculdade sem ter ouvido falar, ao menos uma vez, sobre o instituto da preclusão. Embora, muitas vezes negligenciado, o que não deveria jamais ocorrer, esse é um importante método do Direito Processual Civil que enseja na perda de uma faculdade, ou seja, pode gerar a perda de uma oportunidade de manifestação ou prática de um ato no decorrer da marcha processual, o que não precisa de muito para entender que pode acarretar em sérios prejuízos.

Com base nisso, apresentaremos um estudo sobre a preclusão e suas hipóteses, o qual tem como escopo propiciar uma leitura objetiva sobre a matéria.

Desse modo, como já mencionado, podemos conceituar a preclusão como um instituto que enseja na perda de uma oportunidade de manifestação ou prática de um ato processual.

Apesar do seu conceito está, muitas vezes, diretamente ligado à ideia da perda de um prazo, isso não corresponde com a realidade, uma vez que somente uma das modalidades tem relação com a perda do prazo em si, razão pela qual faz-se necessário trazer as modalidades e suas hipóteses.

Para proporcionar um entendimento mais lógico, começaremos a falar sobre a Preclusão Temporal, que é justamente aquela que liga a preclusão à ideia da perda de um prazo, pois ela ocorre quando a parte interessada deixa de manifestar ou de praticar um ato processual por inobservância ao prazo legal ou daquele que foi concedido pelo magistrado.

De modo mais simples, aqui a preclusão ocorre quando há a perda do prazo, uma vez que a parte praticou o ato, por exemplo, no sexto dia, quando na verdade o prazo encerrou no quinto dia.

Já a modalidade de Preclusão Consumativa, ocorre devido ao fato da parte ter cumprido o ato processual, sendo-lhe vedada a oportunidade de realizar o mesmo ato pela segunda vez.

Para melhor fixação dessa modalidade, podemos observar quando uma parte é intimada para contra-arrazoar um recurso de apelação. Digamos que o recorrido apresentou suas contrarrazões no décimo dia útil, porém no dia seguinte se deu conta que não argumentou acerca de uma tese que considera importante. Nesse caso, embora tenha protocolado a peça processual cinco dias antes do prazo final, o recorrido não poderá apresentar outras contrarrazões, uma vez que consumiu a única oportunidade que lhe foi dada, ou seja, é quando ocorre a chamada preclusão consumativa.

Todavia, nada impedi que a parte apresente um memorial a fim de suprir a ausência da alegação que considera importante.

Por fim, temos a Preclusão lógica, que em suma, ocorre quando a parte pratica um ato incompatível com algum ato anteriormente já praticado nos autos.

 Exemplo disso, é quando um réu que já foi condenado, peticiona juntando o comprovante de pagamento ou do cumprimento da obrigação e pede a extinção do processo no quinto dia útil da publicação da sentença, porém, no décimo primeiro dia protocola um recurso de apelação. Veja que, muito embora o recurso tenha sido interposto de forma tempestiva, tal ato não guarda compatibilidade com a petição anteriormente apresentada pelo réu, uma vez que informou o cumprimento da obrigação imposta e pugnou pela extinção do processo, dando a entender que aceitou os termos da sentença tal como foi proferida, dar-se então a preclusão lógica.

Entretanto, é importante ressaltar que o pagamento da condenação e/ou o cumprimento da obrigação imposta em sentença, não obsta a interposição do recurso, dedes que não haja pedido de extinção do processo, haja vista que tal pedido não tem compatibilidade com a intenção de quem quer apelar de uma decisão judicial.

Elidiano Tavares da Silva

Elidiano Tavares da Silva

Advogado do escritório Parada Martini.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca