MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. A vida do estagiário de direito em um escritório de advocacia

A vida do estagiário de direito em um escritório de advocacia

Manuela Arouca

É demandado que o estagiário seja extremamente organizado e esforçado, de modo que ambas as funções - de estagiário e de estudante - não sejam pouco realizadas.

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Atualizado às 08:53

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

O curso de Direito é um dos muitos pelo qual se demonstra que o exercício prático da teoria é imprescindível para seu próprio entendimento. Assim, um estudante dificilmente compreenderá o universo jurídico concreto sem que tenha contato direto com ele, uma vez que é possível conceituar a prática como sendo a relação entre a reprodução de conteúdo e a técnica de repetição. Entretanto, a conciliação da vida acadêmica com a vida de estagiário funciona perfeitamente em tese, mas, e na prática, como realmente acontece?

Ser acadêmico de direito é, por muitas vezes, ficar horas a fio estudando as extensas matérias que são passadas pelos professores na faculdade, realizar incontáveis provas e atividades extras e, conciliar isso em uma rotina, juntamente com o trabalho, pode ser bem complicado. Isso em razão de que o estagiário de um escritório de advocacia não mais realiza trabalhos banais, como muito acontecia, mas efetua as mesmas atividades de um advogado, sendo essas um tanto menos complexa e sempre recebendo auxílio do bacharel. Dessa maneira, é demandado que o estagiário seja extremamente organizado e esforçado, de modo que ambas as funções - de estagiário e de estudante - não sejam pouco realizadas.

Outro ponto que deve ser abordado, o qual lamentavelmente se faz presente não somente na vida dos estagiários, mas de todos atualmente, é o trabalho que acontece de modo remoto. Com esse, o aprendizado obtido através do estágio acaba por ser dificultado, posto que a realização de atividades como idas ao fórum, o comparecimento a audiências e a própria ida ao ambiente de trabalho, onde acontece a interação com advogados formados, são impossibilitados ou, reduzidos, tendo em vista que alguns escritórios adotaram o regime de escala de revezamento e a realização periódica de testes da covid-19 como solução para a volta parcial do trabalho presencial.

Inclusive, a todo momento está presente no estagiário a ansiedade de saber tudo que lhe foi ensinado na faculdade, com o receio de cometer erros no trabalho. Todavia, essa é a função do estágio, praticar o que foi aprendido na teoria sendo acompanhado e amparado por advogados que praticam o Direito diariamente, porque, só assim, poderá o estudante compreender melhor suas aptidões e aprimorar seus conhecimentos práticos do universo jurídico.

A carga de processos, as idas aos fóruns, a elaboração de peças, entre outros, são parte da rotina do estagiário, visando prepará-lo para entender a prática do universo jurídico. De primeira, a realidade chega a ser até assustadora. Como todas aquelas teorias ensinadas na faculdade podem parecer coisas tão diferentes na prática e, ao mesmo tempo, se relacionam em tantos níveis?

Como dito supra, teoria e prática se complementam, de modo que o estudante acaba por aprender o dobro e, após tanta reprodução e repetição, ambas se tornam mais fáceis, tanto o aprendizado de teorias novas, quanto a execução destas. Porém, é somente na vivência do dia a dia de um escritório que isso se torna possível.

Com isso exposto, fica óbvio que, embora muitas vezes fatigante, o trabalho de estudantes no escritório de advocacia é essencial para que sua formação seja a mais completa, cabendo à pessoa o gerenciamento de suas tarefas e seu tempo, para que efetue o trabalho da melhor maneira possível.

Manuela Arouca

Manuela Arouca

Associada ao escritório DASA Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca