MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Receita Federal e o parecer 10/Cosit

Receita Federal e o parecer 10/Cosit

Uma luta para tentar evitar os efeitos jurídicos acerca da decisão do STF sobre a não incidência do ICMS na base de cálculo do PIS e da Cofins.

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Atualizado às 08:40

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

O parecer da Receita Federal (10/Cosit) acerca do julgamento do RE 574.706 trouxe uma interpretação de que tanto na apuração do PIS e Cofins sobre a venda, quanto nos créditos de PIS e Cofins, o ICMS deve ser excluído da base de cálculo. Em termos práticos, esse parecer diminuirá o montante que dará origem aos créditos tributários dos contribuintes. 

A discussão se iniciou após o julgamento do RE 574.706, conhecido como a "tese do século", que decidiu que o ICMS não compõe a base de cálculo do PIS e da Cofins. Em defesa, a Receita Federal entendeu que a não-cumulatividade do PIS e da Cofins seria afetada, o que reduziria não somente o valor devido pelas receitas, mas também os créditos das contribuições sobre as entradas de mercadorias. 

Percebe-se que a intenção da Receita Federal é evitar o ganho em dobro do contribuinte, uma vez que ele pode ter os valores do ICMS excluídos e, paralelamente, manter seus créditos integrais. 

Neste parecer, a Receita alega que "logo, a tese de que, na apuração da contribuição para o PIS/Pasep e da COFINS a pagar, o ICMS integra o valor de aquisição de bens que geram direito a créditos está em total desacordo com o Princípio da Razoabilidade, visto que ameaça duas das principais fontes para o financiamento da seguridade social, tirando a coerência do arcabouço constitucional criado para esse fim. Nunca é demais ressaltar que o Princípio da Razoabilidade deve permear todo ato administrativo ou decisão jurisdicional".

Sem dúvidas percebemos que este assunto se estenderá por mais algum tempo e cabe a nós acompanhar as recentes decisões, com otimismo para que o contribuinte não saia lesado nessa discussão. O que podemos esperar é um aumento significativo de ações sobre a matéria, cabendo ao contribuinte buscar o auxílio do Poder Judiciário para desobstruir tais compensações, tentando evitar, de alguma forma, afrontas à coisa julgada e ao direito líquido e certo de recuperar seus créditos.

Firozshaw Kecobade Bapugy Rustomgy Junior

Firozshaw Kecobade Bapugy Rustomgy Junior

Advogado. Fundador e CEO do escritório Firozshaw Advogados. Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Faculdade Damásio. Graduação em Direito pela Universidade Paulista (2005). Advogado devidamente inscrito na Ordem dos Advogados Portugueses.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca